CPTM inaugura nova Estação de Itapevi

Sexta-feira, dia 01/10, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entregou as obras de modernização da Estação Itapevi, da Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi/Amador Bueno). Com as presenças do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portela, e do presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, a inauguração marcou o início da entrega da remodelação da Linha 8 que está sendo transformada em Metrô de Superfície.

Pleito do deputado estadual João Caramez, que há anos luta pela melhoria do transporte urbano da Região Metropolitana, a obra contemplou a remodelação total da estação, com uma série de intervenções para oferecer melhores condições de conforto e acessibilidade aos usuários.

Segundo a CPTM, Itapevi agora integra o grupo de estações da CPTM com qualidade de metrô, a exemplo das recém-inauguradas Tamanduateí, Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré, Cidade Universitária, entre outras.

Com a nova estação, os dois lados da cidade estarão integrados por meio de dois acessos; um no lado norte (reformado) e outro no lado sul (novo) interligados por uma nova passarela e dois elevadores para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O acesso à plataforma central será feito por meio de escadas rolantes, fixas e elevador.

Os antigos muros da estação foram substituídos por gradis que melhoram o impacto urbanístico ao oferecer mais visibilidade, aproximando a ferrovia das pessoas, além de tornar mais seguros os acessos e o entorno. Nos arredores da estação, foram realizadas obra de paisagismo e urbanização. O bicicletário foi revitalizado e teve sua capacidade ampliada de 207 para 480 vagas.

As obras também contemplaram a instalação de equipamentos de acessibilidade (elevador, banheiro exclusivo, piso e rota táteis, comunicação em Braille, adequação de corrimãos e rampas). Além dos banheiros públicos comuns, também foram construídos sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Embora atenda cerca de 25 mil usuários, a estação está projetada para receber até 40 mil passageiros por dia, o que representa um aumento de 60% da sua capacidade.

Também participaram da solenidade de entrega da Estação Itapevi a prefeita de Itapevi, Ruth Banholzer, o vice-prefeito Jaci Tadeu, e a presidente do Comitê de Solidariedade pela Vida, Dalvani Caramez, entre outras autoridades da cidade e região.

Obras na Linha 8

Além da reforma da Estação Itapevi, o deputado estadual João Caramez também lutou e conseguiu a remodelação de outras estações da Linha 8 como, a exemplo, Engenheiro Cardoso e Jandira que seguem com as obras a todo vapor.

O parlamentar também é responsável pela conquista da reconstrução do trecho Amador Bueno-Itapevi, iniciada em abril deste ano. A obra será executada em dezoito meses e prevê a reposição de trilhos, da rede aérea e do sistema de sinalização, além da remodelação das paradas, transformando-as em estações.

A reformulação deste trecho é uma solicitação antiga de Caramez, que há anos luta para que os trens que circulam entre as estações Itapevi e Júlio Prestes pudessem chegar até o ponto final da Linha 8, garantindo mais conforto e segurança aos passageiros que desembarcam nas estações Santa Rita, Cimenrita, Ambuitá e Amador Bueno, eliminando a necessidade de baldeação e reduzindo o intervalo entre os trens. Com a obra concluída, os atuais 30 minutos de intervalo serão reduzidos para oito.

DSCF22011 500x333 CPTM inaugura nova Estação de Itapevi

Nova estação é entregue à população

DSCF2320 500x333 CPTM inaugura nova Estação de Itapevi
Nova plataforma garante conforto e acessibilidade para o usuário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>