Sobre o Deputado

João Caramez nasceu em Itapevi-SP, em 29 de junho de 1951. Formado em Matemática e Física, lecionou em várias escolas públicas de Itapevi e região. É casado e pai de três filhos. Foi prefeito de sua cidade natal no período de 1993 a 1996.

Em 1998, foi eleito pela primeira vez deputado estadual pelo PSDB. Em 2000, a convite do governador Mário Covas, assumiu a Chefia da Casa Civil do Governo do Estado, onde permaneceu até janeiro de 2002. Reeleito deputado estadual em 2002, 2006 e 2010, exerceu quatro mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Em 2015, assumiu a Subsecretaria de Assuntos Parlamentares do Governo do Estado de São Paulo, sendo responsável pela relação institucional entre o Governo do Estado e os deputados estaduais, na Assembleia Legislativa de São Paulo, e federais, no Congresso Nacional. Exerceu esta função até julho de 2016 quando regressou para a Casa de Leis Paulista para exercer o quinto mandato como deputado estadual.

João Caramez foi presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, na Casa de Leis, e idealizador e coordenador de três frentes parlamentares: Frente Parlamentar das Hidrovias (FPH), que teve como principal objetivo incrementar o uso do transporte hidroviário; Frente Parlamentar de Apoio à Mineração (FPAM), criada com o objetivo de promover ações para o desenvolvimento sustentável do setor; Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico (FREMITUR) que atuou em defesa dos municípios paulistas que lutam por investimentos para o desenvolvimento do turismo; e Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário, instituída em 2016 com a finalidade de debater propostas e promover ações que contribuam para a expansão do transporte de passageiros sobre trilhos e a eficiência da mobilidade urbana, especialmente na região metropolitana de São Paulo. Em 2016, membro efetivo da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, foi o relator do Orçamento de 2017.

Autor de inúmeros projetos de lei, Caramez é autor da lei que prevê a ampliação do número de municípios beneficiários com os recursos vinculados ao Fundo de Melhorias das Estâncias. Também é de sua iniciativa, a emenda incorporada à Lei Antifumo que obriga o Poder Executivo a disponibilizar em toda a rede de saúde pública do Estado assistência terapêutica e medicamentos antitabagismo para os fumantes que queiram parar de fumar. Caramez é ainda autor da lei que garante socorro obrigatório nas estradas paulistas e da lei que obriga os cinemas a higienizar os óculos 3D utilizados pelos frequentadores ao final de cada exibição.