Via Rápida Emprego do Governo do Estado abre 37 mil vagas em cursos de capacitação profissional

O governador Geraldo Alckmin anunciou, terça-feira, dia 10/07, a abertura de 37.152 vagas em cursos de capacitação profissional oferecidas pelo programa Via Rápida Emprego, que completa um ano neste mês de julho. O deputado estadual João Caramez e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, participaram da solenidade, realizada no Palácio dos Bandeirantes.

As vagas estão disponíveis em 491 municípios, o que representa 76% de todo o Estado de São Paulo. São 2.880 na Capital, 5.930 na Região Metropolitana de São Paulo e 28.342 vagas no interior e litoral. A ação é destinada aos cidadãos que buscam aprimorar suas habilidades profissionais e aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho. Dentre as áreas ofertadas estão os cursos de gastronomia, jardinagem e agente de turismo.

Ao longo do curso, o Via Rápida Emprego oferece uma bolsa de R$ 330,00 mensais para os alunos desempregados. “Não tem vestibular nem vestibulinho, a pessoa só precisa ser alfabetizada. É uma bela oportunidade para conseguir um emprego ou para se qualificar melhor. Qualificação é um investimento permanente”, disse Alckmin.

Parabenizando o governador pela iniciativa, o deputado Caramez destacou a importância do programa que já atendeu 40 mil pessoas em todo o Estado. O Governo do Estado já investiu mais de R$ 149 milhões em ações do Programa que incluem contratação de vagas e as unidades fixas e móveis. Somente em 2011, foram realizadas 33 mil capacitações.

As aulas do Via Rápido têm duração de, no máximo, três meses e podem ser ministradas nas Etecs (Escolas Técnicas), Fatecs (Faculdades de Tecnologia) do Estado de São Paulo, em unidades do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), do Senac (Serviço de Aprendizagem Comercial), do Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), da Avap (Associação para Valorização da Pessoa com Deficiência) e da Adeva (Associação de Deficientes Visuais e Amigos). Os interessados em fazer um dos cursos do Via Rápida devem se inscrever pelo site www.viarapida.sp.gov.br.

 

foto9 300x208 Via Rápida Emprego do Governo do Estado abre 37 mil vagas em cursos de capacitação profissional

Caramez e Alckmin em solenidade no Palácio dos Bandeirantes

 

foto5 Autoridades acompanham discurso do governador 300x196 Via Rápida Emprego do Governo do Estado abre 37 mil vagas em cursos de capacitação profissional

Autoridades acompanham discurso do governador

 

Foto 8 Laura Laganá do Centro Paula Souza em conversa com o deputado João Caramez 300x222 Via Rápida Emprego do Governo do Estado abre 37 mil vagas em cursos de capacitação profissional

Laura Laganá, do Centro Paula Souza, em conversa com o deputado João Caramez

Fotos: Assessoria de Imprensa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>