Apresentações artísticas marcam visita de estudantes de Barueri e Jandira à Semana do Rio Tietê

Apresentação teatral, poesia, paródia e história em quadrinhos marcaram a participação de alunos da rede estadual de ensino à Jornada Comemorativa à Semana do Rio Tietê, quarta-feira, dia 28/09, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A manifestação artística, que aconteceu nos auditórios Paulo Kobayashi (manhã) e Franco Montoro (tarde), integra as atividades da jornada, uma iniciativa da Frente Parlamentar das Hidrovias, coordenada pelo deputado estadual João Caramez.

Recepcionados pelo parlamentar, os estudantes também visitaram a Exposição Tietê nas Escolas, do Departamento Hidroviário, e acompanharam a explanação do deputado sobre a importância do rio Tietê. Caramez, que enfatizou os benefícios das hidrovias com destaque para a intermodalidade e o incentivo ao turismo fluvial, salientou a necessidade da participação de toda a sociedade nessa ação que visa garantir a preservação do rio. “Acredito na recuperação do rio quando tivermos uma geração consciente dessa necessidade”, afirmou.

Dividida em dois períodos, a visitação teve na manhã a participação dos estudantes da escola estadual Prof. José Wilson Padinha, de Barueri, que fizeram uma apresentação teatral que retratou a poluição no rio Tietê.  À tarde foi a vez dos alunos da escola estadual João Batista Soldé, de Jandira, apresentarem história em quadrinhos, poesias, paródia e desenhos, manifestações artísticas vencedoras do concurso “A preservação do rio Tietê”, que faz parte da Jornada Comemorativa à Semana do Rio Tietê.

Para os educadores, esta foi uma oportunidade de aprendizagem para os alunos. “Todos puderam conhecer um pouco mais sobre a história, importância e diversidade do rio Tietê. Espero que levem a diante todo esse conhecimento”, afirmou o professor da Escola José Padinha, Rogério Silva Araújo. “Trazer o jovem para essa discussão é semear”, citou a educadora da Escola João Soldé, Maria de Fátima Ferreira.

Concurso

Os 900 alunos das escolas que visitarão a exposição na Assembleia Legislativa de São Paulo do dia 23 a 29 estão participando de um concurso onde cada estudante apresentará um trabalho (qualquer manifestação artística) com o tema “A preservação do rio Tietê”. Durante a visitação à Casa de Leis, os estudantes apresentam os trabalhos vencedores.

Os participantes que se destacarem na elaboração desse trabalho (cerca de 80 estudantes) a serem escolhidos pela própria escola irão fazer um passeio pela hidrovia, na cidade de Barra Bonita. Participam das atividades da Semana de Preservação do Rio Tietê estudantes das cidades de Barueri, Itapevi, Jandira e Pirapora do Bom Jesus.

Exposição

A mostra foi montada na Alesp por conta das comemorações da Semana de Preservação do Rio Tietê, celebrada na semana do dia 22 de setembro, instituída pela lei 11.273/2002, de autoria do deputado Caramez.

A exposição Tietê nas Escolas é composta por painéis fotográficos da nascente do Rio Tietê, de terminais de carga e de passageiros (turismo), de aproveitamentos múltiplos das águas para o lazer, piscicultura, transporte e geração de energia elétrica.

Também apresenta amostras de águas coletadas em diversos pontos ao longo do Rio Tietê; maquetes que mostram todo o potencial da Hidrovia Tietê; modelos reduzidos de sinalização náutica e de embarcações, com exemplos de cargas transportadas pela hidrovia, entre outros.

Alunos de Barueri fazem apresentação teatral
Deputado conversa com estudantes de Barueri
Caramez entrega kit a educadora
Com educadores da escola Padinha
Cartilha sobre o rio Tietê é entregue a aluna
Caramez com alunos da escola Padinha
Com outra turma da escola Padinha
Deputado explica a importância do rio Tietê aos alunos de Jandira
Aluno de Jandira apresenta paródia
Caramez entrega kit a professores da Escola Soldé
Aluno recebe cartilha

Texto: Assessoria de Imprensa- Fotos: A. C. Paraíba

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.