Uma grande manifestação de rua foi programada para a próxima sexta-feira , dia 31/8, às 9 horas, pela Frente Parlamentar Contra a CPMF e todas as entidades que apóiam o movimento. Os manifestantes vão se reunir no Pátio do Colégio, seguir pela rua Boa Vista, descer a Ladeira Porto Geral e chegar à Rua 25 de Março.
Vestindo camisetas com o slogan da campanha “Sou Contra a CPMF”, a marcha vai recolher assinaturas pedindo a revogação do tributo que vem onerando todos os brasileiros desde sua criação, há 11 anos. O site www.contraacpmf.com.br já tem 1 milhão de assinaturas.
Além de parlamentares da Frente e de representantes das entidades que apóiam o movimento, a marcha pretende contar com a adesão de um grande número de pessoas, já que a CPMF atinge a todos indistintamente, mesmo aqueles que não têm conta em banco pois o seu custo é repassado para o consumidor final, do carro ao pãozinho- nosso- de- cada- dia.
Para ser prorrogada, a CPMF tem de ser aprovada na Câmara e no Senado. O governo federal vem utilizando todo o seu poder de persuasão para que deputados e senadores votem favoravelmente à prorrogação. Mas o deputado João Caramez, idealizador e coordenador da Frente, está otimista quanto às possibilidades de derrotar essa proposta:
“Acredito cada vez mais que podemos vencer essa batalha. O próprio presidente Lula reconhece que no Senado vai ser difícil que a proposta de prorrogação seja aprovada”.
A Frente Parlamentar está programando a ida de uma comitiva a Brasília para pressionar os congressistas a votarem contra a proposta do governo.
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, que participa do movimento, vai instalar defronte à sua sede, na avenida Paulista, um grande placar com os nomes de deputados e senadores que são contra e a favor da prorrogação do tributo.
Na última quinta-feira, houve em Curitiba uma grande manifestação contra a CPMF.