Caramez acompanha Alckmin na assinatura de 301 convênios com entidades assistenciais

Quinta-feira, dia 27/01, o deputado estadual João Caramez acompanhou o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald, na assinatura do aditamento dos convênios firmados em 2010 entre a pasta e 301 instituições assistenciais responsáveis por educar crianças e adolescentes com deficiências graves e que não podem ser incluídas na rede regular de ensino. A iniciativa garante o repasse de quase R$ 92,3 milhões, permitindo a continuidade da ação no exercício 2011 em todo o Estado de São Paulo e possibilitando o atendimento de cerca de 33 mil alunos.

Este convênio, que oferece às instituições recursos que irão auxiliar no pagamento de professores, diretores e coordenadores pedagógicos, além da manutenção das classes, foi garantido em 2001, por meio de uma emenda constitucional, que contou com o apoio de João Caramez que na ocasião era secretário de Estado Chefe da Casa Civil, sancionada na gestão do então governador Geraldo Alckmin. “Caramez foi a pessoa chave nesta conquista das entidades assistenciais. Ele fez a ponte junto ao governador. Estávamos lutando há anos e como chefe da Casa Civil Caramez nos ajudou a atender as necessidades das Apaes”, relembrou Lair Moura que em 2001 presidia a Federação das Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Estado de São Paulo.

“Participar desta solenidade de assinatura de convênios é muito especial, pois, tudo isso começou, em 2001, quando chefiava a Casa Civil, no governo de Geraldo Alckmin”, citou Caramez. “Isso é investir no social, resgatando a dignidade, garantindo o direito de aprender e ampliando as oportunidades destas crianças e jovens. São Paulo é pioneiro nesta iniciativa”, salientou o deputado.

Do total de instituições conveniadas, 260 são unidades da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e outras 41 são entidades assistenciais que também trabalham com alunos deficientes. Todas oferecem atendimento pedagógico e educacional em situações de deficiência motora, visual, mental ou auditiva, e também para alunos com autismo.

“É um atendimento de forma descentralizada. Vinte e cinco desses convênios, (com) entidades aqui na região metropolitana de São Paulo e 276 no interior e no litoral. E, além disso, o governo ainda tem através dos SAPES, dos seus centros próprios, atendimento de mais 48 mil crianças na própria rede estadual. Então, grande trabalho de inclusão, de dar a mão, de ajudar as entidades, que são nossas parceiras nesse trabalho com crianças e jovens com deficiência”, disse o governador.

A rede estadual paulista é precursora na oferta de atendimento educacional especializado a alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas públicas. No período de 2000 a 2010 foram capacitados 105.276 profissionais pelo Cape (Centro de Apoio Pedagógico Especializado), órgão da Secretaria de Estado da Educação responsável por promover cursos e orientações técnicas para profissionais da rede estadual de ensino, como supervisores, assistentes técnicos pedagógicos, professores coordenadores, professores especializados em Educação Especial, professores do ensino fundamental e médio. Os profissionais são destinados para atuar nos Serviços de Apoio Pedagógico Especializado (SAPES) que tem previsão de atendimento a 14.101 alunos em 2011.

Itapevi

Presente na solenidade de assinatura de convênios, a APAE de Itapevi foi contemplada com recursos na ordem de R$ 287 mil. Ao lado do deputado estadual João Caramez, a presidente da APAE de Itapevi, Neuza Pereira Santiago, assinou o convênio que garantirá a continuidade dos trabalhos realizados com as 180 crianças e jovens atendidos pela entidade.

Agradecendo o apoio do deputado Caramez, Santiago destacou a importância do repasse. “Este é um convênio importante para o andamento dos trabalhos da entidade”, justificou.

Deputado Caramez e governador Alckmin na cerimônia de assinatura de convênios
Deputado Caramez e governador Alckmin na cerimônia de assinatura de convênios
Caramez acompanha assinatura de convênio da Apae Itapevi
Caramez acompanha assinatura de convênio da Apae Itapevi

Fotos: A. C. Paraíba

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.