Caramez apresenta projeto do Corredor Metropolitano em Itapevi

 

A convite do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itapevi (Acita), Ale Jarouche, o deputado estadual João Caramez realizou segunda-feira, dia 28/06, a apresentação do Projeto de construção do Corredor Itapevi-São Paulo (Butantã)- trecho Itapevi/Jandira a comerciantes da cidade. Realizado no auditório do Edifício Premier, o evento reuniu dezenas de cidadãos interessados em conhecer a obra que integra o Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo e se estenderá por 33 km desde o município de Itapevi, na estação de trem da CPTM, até a futura Estação Butantã, da Linha 4- Amarela, do Metrô.

“Parabenizo a Acita por esta iniciativa que oferece a todos a oportunidade de conhecer os investimentos do Governo do Estado em nossa cidade”, disse o deputado que citou importantes obras realizadas pelo Estado em Itapevi.

Articulador do projeto de construção do corredor metropolitano junto ao Governo do Estado, Caramez falou sobre os objetivos da obra que visa garantir a integração dos modais e a ampliação da rede metropolitana e oferecer segurança, conforto e confiabilidade ao usuário e acessibilidade como instrumento de inclusão social.

Na palestra também foi apresentado o cronograma do projeto que teve o contrato assinado no dia 10/06, no valor de R$ 47 milhões, e que prevê nas próximas ações a licença de instalação ambiental para o mês de julho e, em setembro, a assinatura da ordem de serviço. A obra contempla a construção de cinco km de viário, de Itapevi a Jandira, com calçadas, ciclovia, passarela, viaduto e pontos de parada que atenderão 16 mil passageiros ao dia.

A retomada do projeto Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo que integrará linhas de ônibus municipais, metropolitanas, trem e metrô, atendendo os municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo teve importante contribuição de Caramez. O parlamentar batalhou para que os recursos entrassem no orçamento, por meio da emenda nº 7.771, de sua autoria, ao projeto de lei 1.162/2007, em que reivindicou a destinação de R$ 30 milhões (valor da obra naquele ano) para finalizar o Corredor Metropolitano entre Itapevi e Jandira, conseguindo incluí-la no Orçamento de 2008, agilizando assim o processo de retomada. O deputado também realizou audiência pública, em 2007, para discutir a continuidade das obras que foram iniciadas na década de 80 e interrompidas em meados dos anos 90 sem finalizar os trechos Itapevi, Jandira e Osasco. Em 2008, acompanhado por uma comissão de representantes de Itapevi e Jandira, esteve com o secretário adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, para novamente reivindicar a benfeitoria.

Após a palestra, os convidados esclareceram suas dúvidas sobre a obra e saíram satisfeitos com as informações recebidas. No encerramento, o presidente da Acita agradeceu a Caramez por ter aceito o convite para participar do encontro e finalizou destacando a importância da palestra que garantiu a discussão e esclarecimento das questões referentes a obra do corredor metropolitano.

Também estavam presentes na reunião o vice-prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu, o presidente do Conseg, Amarildo Oliveira, o presidente do Rotary Club de Itapevi, Ricardo Saliba, associados da Acita, representantes de segmentos da sociedade civil, entre outros.

Escola Técnica

Na reunião, o deputado João Caramez falou ainda da necessidade de se instalar uma escola técnica profissionalizante em Itapevi, preocupação também salientada pelos comerciantes e empresários presentes no encontro. Caramez, que há anos luta pela instalação de uma Etec no município, informou que continuará o seu trabalho para que a cidade tenha a sua unidade, pois considera fundamental para garantir a qualificação profissional e atender a demanda local.

Caramez ministra palestra sobre o Corredor Metropolitano
Participantes acompanham palestra de Caramez na Acita

Texto: Assessoria de Imprensa- Fotos: A. C. Paraíba

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.