Caramez solicita ao Estado construção urgente de passarela da CPTM na estação Itapevi

O deputado estadual João Caramez solicitou quarta-feira, dia 10/08, ao secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a construção da nova passarela de acesso à estação de Itapevi, da Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi/Amador Bueno), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Na reunião, que aconteceu na sede da pasta e contou com as presenças do presidente da CPTM, Mário Bandeira, e de integrantes da Comissão de Transportes e Comunicações, o parlamentar salientou a urgência da obra para acabar com os riscos de acidentes na travessia de pedestres durante o embarque e desembarque.      

 A nova passarela faz parte do projeto de remodelação da estação, reinaugurada ano passado. “Os problemas que ocorrem no trecho da travessia precisam ser urgentemente solucionados”, ressaltou Caramez explicando que é imediata a necessidade da obra devido ao grande risco de acidentes durante a travessia de pedestres na avenida Feres Nacif Chaluppe (Corredor Oeste). O deputado refere-se a solução provisória, na qual a CPTM criou uma saída para o Corredor Oeste, com passagem sobre a rua.

O secretário acompanhou a explanação de Caramez e salientou que tomará as devidas providências para acelerar o processo de construção da nova passarela. Entre as ações já realizadas pelo Estado está a publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo do decreto nº 56.719, na qual o governador Geraldo Alckmin declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação, “necessária à CPTM”, a área que será destinada à construção da passarela.

Na reunião, também foram destacados os investimentos e as obras previstas na rede de transporte metropolitano até 2014 que contempla empreendimentos de infraestrutura, como linhas de metrô, corredores de transporte e centros de controle; melhoria do transporte sobre trilhos, com novos serviços e integração de linhas ferroviárias, além de ampliação da frota de trens; expansão do transporte metropolitano de alta e média capacidades; implantação de corredores urbanísticos e estudos para implantação de ligações ferroviárias regionais. Também participaram do encontro os presidentes Sérgio Avelleda (Metrô) e Joaquim Lopes da Silva Júnior (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos-EMTU).

 Obras na Linha 8 da CPTM

 Além da reforma da Estação Itapevi, o deputado estadual João Caramez também lutou e conseguiu a remodelação de outras estações da Linha 8 como, a exemplo, Engenheiro Cardoso e Jandira.

O parlamentar é responsável ainda pela conquista da reconstrução do trecho Amador Bueno-Itapevi, iniciada em abril do ano passado. A obra prevê a reposição de trilhos, da rede aérea e do sistema de sinalização, além da remodelação das paradas, transformando-as em estações.

A reformulação deste trecho é uma solicitação antiga de Caramez, que há anos luta para que os trens que circulam entre as estações Itapevi e Júlio Prestes pudessem chegar até o ponto final da Linha 8, garantindo mais conforto e segurança aos passageiros que desembarcam nas estações Santa Rita, Cimenrita, Ambuitá e Amador Bueno, eliminando a necessidade de baldeação e reduzindo o intervalo entre os trens. Com a obra concluída, os atuais 30 minutos de intervalo serão reduzidos para oito.

Fernandes acompanha explanação de Caramez sobre importância da construção da passarela na estação Itapevi

Texto: Assessoria de Imprensa- Foto: A. C. Paraíba

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.