Caramez consegue pavimentação de 40 km de estradas das cidades do Pólo Cerâmico

         Atendendo o pleito da Aspacer (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento) que vem lutando pela pavimentação das vicinais das cidades que integram o Pólo Cerâmico de Santa Gertrudes, o deputado estadual João Caramez levou quinta-feira, dia 05, o presidente da entidade, João Bergstron Neto, e os prefeitos Du Altimari (Rio Claro), João Carlos Vitte (Santa Gertrudes), Carlos Tamiazo (Cordeirópolis) e Ildebran Prata (Ipeúna) para participarem de uma audiência com o superintendente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Delson José Amador, em São Paulo. Na ocasião, os prefeitos apresentaram a necessidade de pavimentar cerca de 40 Km de estradas vicinais da região. A solicitação foi prontamente atendida pelo DER.
            “Temos priorizado a pavimentação de estradas que abrangem mais municípios e que possibilitem o desenvolvimento e estas vicinais têm este perfil. Por isso, estaremos incorporando estas vicinais em nosso programa de pavimentação. Vocês já podem considerar recuperadas e pavimentadas estas estradas importantes para o pólo cerâmico da região”, informou Delson.
            A pavimentação asfáltica destas estradas vicinais tem como objetivo dar mais segurança aos usuários, facilitar o escoamento da produção local e contribuir para que os setores da mineração e da cerâmica da região obtenham resultados positivos do ponto de vista ambiental, reduzindo assim a emissão de partículas nas vicinais. “Este é um projeto que vai beneficiar mais de 6 municípios e eliminar totalmente a poluição, no sentido de diminuir a emissão de partículas no ar, decorrentes do transporte de argila, cerâmica, cana-de-açúcar e álcool em toda a região”, explicou o presidente da Aspacer que agradeceu ao deputado Caramez pelo apoio.
             “Caramez é um exemplo de dinamismo. Um deputado que consegue reunir com o mesmo propósito prefeitos de diferentes partidos e atender as necessidades do setor. Ele é um ícone de trabalho e competência”, enfatizou Bergstron Neto.
            Os trechos citados na audiência que serão contemplados com pavimentação e recuperação são a Estrada RCL 161 que liga a SP 127 a SP 310, popularmente conhecida como Estrada do Campo do Coxo (Rio Claro/Ipeúna) e a Estrada Municipal que liga Araras, Cordeirópolis e Santa Gertrudes. Além disso, a região já havia sido contemplada pelo Programa Pró-vicinais do governador José Serra, no início do ano, com a execução de pavimentação e melhorias na Estrada Municipal “José Horácio Pascon”, que liga Santa Gertrudes a Iracemápolis.
            O asfaltamento destes 40 km de estradas vicinais na região é uma solicitação da Aspacer que foi entregue ao deputado João Caramez no ano passado, por meio de ofício em nome da associação e dos prefeitos das cidades que integram o Pólo Cerâmico, solicitando o empenho da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração, junto ao governo do Estado.
            “A pavimentação das vicinais, além de dar às cidades a possibilidade de exercer o direito de ir e vir, também tem como objetivo facilitar o desenvolvimento econômico da região. Esse investimento vai permitir que as empresas compatibilizem o seu crescimento industrial com a sustentabilidade ambiental”, disse Caramez.
            O Pólo Cerâmico de Santa Gertrudes, que também integra as cidades de Limeira, Cordeirópolis, Rio Claro, Ipeúna, Piracicaba e Araras, representa 85% da produção de matérias-primas e insumos do Estado de São Paulo, sendo o primeiro pólo das Américas em produção e o segundo maior do mundo. A região reúne 34 cerâmicas do Estado, responsáveis por 15 mil empregos diretos e 200 mil indiretos.
            Também estavam presentes na audiência o diretor superintendente da Aspacer, Luís Fernando Quilici, o vice-prefeito de Iracemápolis, Denilson Granso, e o vereador de Iracemápolis, Cláudio Cosenza Filho.
Caramez, presidente da Aspacer e prefeitos em encontro com superintendente do DER, Delson
Superintendente do DER, Delson, conversa com Caramez, presidente da Aspacer e prefeitos

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.