Caramez defende Conselho com maior participação popular na 3ª audiência de reorganização da Região Metropolitana da Grande SP

Segunda-feira, dia 25/04, o deputado estadual João Caramez participou da terceira audiência pública para debater o Projeto de Lei Complementar 6/2005, do governador Geraldo Alckmin, que trata da reorganização da Região Metropolitana da Grande São Paulo. Iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, as duas primeiras audiências aconteceram no Parlamento Paulista e em Santo André, respectivamente. Na reunião, realizada na Câmara Municipal de Cotia, com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, Caramez ressaltou a importância da participação da população no Conselho.

Autor de um substitutivo ao projeto que assegura a ampliação da participação popular, Caramez reforçou a importância de uma forte atuação das 39 cidades que integram a RMGSP para garantir o planejamento integrado entre Estado e municípios. A proposta também traz emendas de parlamentares e prevê a participação de dois deputados que, preferencialmente, residam na Região Metropolitana da Grande São Paulo.

“Em nosso substitutivo temos como principal objetivo proporcionar a população maior participação nos conselhos que serão criados”, afirmou Caramez. Além de tratar sobre a reorganização da RMGSP, o PLC 6/2005 estabelece a criação do Conselho de Desenvolvimento e do Fundo de Desenvolvimento.

Segundo o deputado, a aprovação do PLC será importante pois contribuirá para um amplo diálogo entre os municípios, discutindo obras importantes como de combate às enchentes e  infraestrutura urbana.

Integram a RMGSP os municípios: capital, Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Suzano, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista e São Lourenço da Serra.

Caramez discursa durante 3ª audiência sobre a criação da RMGSP
Caramez defende participação popular

Texto: Assessoria de Imprensa- Fotos: A. C. Paraíba