Caramez defende instalação de Parque Tecnológico em Itapevi e afirma que o Estado continua empenhado na implantação da Etec

Em pronunciamento terça-feira, dia 31/05, durante sessão na Câmara Municipal de Itapevi, o deputado estadual João Caramez defendeu a instalação de um Parque Tecnológico na cidade. Interlocutor do Governo do Estado de São Paulo e o Município, o deputado ressaltou que o governador Geraldo Alckmin tem interesse em firmar parceria com a Prefeitura para a implantação da Escola Técnica (Etec) do Centro Paula Souza, em Itapevi.

“O Governo do Estado tem um projeto de instalação de Etecs e Fatecs em todas as cidades paulistas e em Itapevi o diálogo continua aberto”, salientou Caramez, reforçando que municípios como Barueri, Cotia, Santana de Parnaíba e Jandira já firmaram a parceria com o Estado e garantiram a instalação da unidade para atender a população.

O convênio para implantação da Etec funciona da seguinte maneira: a prefeitura cede o espaço em um terreno que deve ter pelo menos 8 mil metros quadrados e o Estado fica responsável pela manutenção do prédio, mobiliários e equipamentos e custeio dos funcionários. Para acabar com o impasse em Itapevi, o deputado sugeriu que a unidade seja instalada na área com mais de 30 mil metros quadrados, onde funcionava o antigo Grêmio Santa Rita, local que, segundo ele, seria ideal para a construção de um Parque Tecnológico.

A idéia é criar um ambiente de incentivo à inovação e à troca de conhecimento. “Itapevi está preparado para ter um parque tecnológico. Basta ter vontade e iniciativa”, afirmou Caramez citando que parcerias com o SESI e o Senai também seriam importantes para a concretização deste empreendimento que visa a promoção de ciência, tecnologia e inovação. No parque tecnológico ficarão agrupados, num mesmo ambiente, universidade, centro de pesquisa, centro de desenvolvimento, incubadora, indústrias e empresas de base tecnológica.

Caramez mais uma vez afirmou que continuará lutando para que a cidade seja contemplada e os jovens trabalhadores de Itapevi possam em breve usufruir dos benefícios do ensino profissionalizante. Segundo  levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso.

“Como deputado estadual e cidadão desta cidade continuarei intermediando este diálogo entre Estado e Prefeitura, lutando para que possamos ter um entendimento”, concluiu o parlamentar que também parabenizou o presidente da Câmara Municipal Luciano de Oliveira Farias e vereadores pela discussão da questão da instalação da Etec e pela implantação da TV Câmara. Para o deputado, este é um importante veículo para que a população acompanhe a atuação de seus representantes na Casa de Leis.

Luta pela Etec

Trabalho constante do deputado estadual João Caramez que tem buscado a instalação de Etecs nas cidades da região metropolitana para qualificação da mão de obra local, a implantação da unidade em Itapevi tem um histórico de luta incessante do parlamentar.

Há quatro anos, o deputado acompanhou a prefeita de Itapevi, Maria Ruth Banholzer, ao Centro Paula Souza para iniciar os procedimentos para a implantação de uma unidade em Itapevi, mas como não houve acordo na escolha de um local adequado para a Etec a negociação chegou a um impasse.

Buscando solucionar a questão, em 2009, o parlamentar levou a prefeita ao gabinete do então governador José Serra, no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, Serra reafirmou o interesse na instalação da Etec e deu seu aval para que os detalhes fossem discutidos diretamente na Secretaria de Educação e com a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. “Eu estou à disposição. Por mim, inclusive, prefeita, a instalação da Etec de Itapevi já está resolvida desde o ano passado”, disse.

Vereadores acompanham explanação do deputado Caramez
Caramez fala da importância da instalação da Etec na Câmara de Itapevi

Texto: Assessoria de Imprensa- Fotos: A. C. Paraíba

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.