Caramez e Associação Brasileira de Cultura e Arte pedem apoio do Estado para implantação de complexo cultural no Vale do Paraíba

O deputado estadual João Caramez acompanhou a presidente da Associação Brasileira de Cultura e Arte – Abcart, Eliane Machado, em audiência, quinta-feira, dia 19/05, com o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo. Na reunião, realizada na sede da pasta, foi apresentado ao secretário o projeto para a implantação, no município de Roseira, do Monumento Nacional de Arte e Cultura – MONAC, um complexo cultural que beneficiará a população de 44 cidades da região.

Incentivador de projetos culturais, Caramez explicou que o MONAC é um projeto importante que possibilitará intercâmbio cultural a nível nacional, garantindo o desenvolvimento da região.

Com mais de sete mil metros quadrados de área construída, o complexo terá um centro de convenções com teatro, auditório com capacidade para mil pessoas, oficinas culturais permanentes, espaço para comercialização de produtos artesanais, restaurante, salas para reuniões e treinamentos com recursos de alta tecnologia, além de contemplar princípios da sustentabilidade.

“Há uma necessidade de criar um empreendimento que se torne uma vitrine cultural e possa garantir o desenvolvimento. Já conseguimos a doação da área, agora, estamos buscando o apoio do governo do Estado para fortalecer o projeto”, afirmou Machado que tem experiência na condução de projetos de grande porte. A presidente coordenou juntamente com a Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial a instalação do Memorial Aeroespacial Brasileiro, em São José dos Campos.

Receptivo, o secretário Andrea Matarazzo garantiu que estudará o projeto. Além disso, salientando ser uma ideia bastante arrojada que promoverá o crescimento da região, sugeriu a discussão conjunta com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Machado ficou satisfeita com a oportunidade de expor o projeto ao secretário que se propôs a avaliar com atenção o empreendimento cultural.  “Esta foi uma oportunidade de viabilizar políticas públicas que a Secretaria da Cultura tem implementado para inclusão sociocultural”, salientou.

A presidente também agradeceu o apoio do deputado na luta para a implantação do complexo cultural. “Caramez é um parlamentar comprometido com a sociedade e sua intermediação é extremamente importante para a implantação do MONAC”, concluiu.

Caramez e Machado apresentam projeto ao secretário Matarazzo
Audiência realizada na Secretaria de Cultura

 Texto: Assessoria de Imprensa- Fotos: A. C. Paraíba

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.