Caramez e deputada mirim Nayara participam de evento do Parlamento Jovem

            O deputado estadual João Caramez recepcionou quinta-feira, dia 6, no Hall Monumental do Palácio 9 de Julho, da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a deputada jovem de Itapevi, Nayara dos Santos Vieira, e demais estudantes que participam da 10ª edição do Parlamento Jovem Paulista. O evento marcou o início dos trabalhos do Parlamento Jovem 2008, que oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer diretamente o funcionamento do Poder Legislativo e vivenciar a experiência de serem deputados por um dia.
            “É com grande satisfação que participo deste momento especial e parabenizo os jovens pela coragem e, em especial, Nayara, que representa Itapevi e é um desses jovens talentos que trarão novas idéias”, afirmou o deputado Caramez.
            A representante de Itapevi, Nayara, tem 14 anos e está cursando a 8ª séria da Escola Estadual Prof.ª Maria Soares dos Santos. “Aprendi que devemos aproveitar as oportunidades como se fossem únicas. Agradeço o incentivo do deputado Caramez e demais pessoas que me estimularam nesta caminhada. Eu sou prova de que os sonhos podem se tornar realidade”, disse.
            A estudante itapeviense também falou da importância da participação da juventude na sociedade. “O mundo não vai mudar de uma só vez, mas nós, jovens, com atitude, vamos fazer a nossa parte, vamos transformar o mundo num lugar melhor, onde todos tenham seus direitos assegurados.”
Nayara está entre os 94 estudantes que integram a 10ª edição do Parlamento Jovem Paulista. Em sua participação, a deputada jovem apresentou o Projeto de lei nº 87, Partido da Saúde, que institui o Programa Especial de Nutrição e dispõe sobre mudanças na alimentação escolar para atender aos alunos diabéticos das Escolas Estaduais do Estado de São Paulo.
De acordo com a adolescente, é importante que haja na Rede Estadual de Ensino uma política de informação e cuidados às crianças e jovens com esta doença. “Considerando o grande número de crianças diabéticas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, temos algo em torno de 11 milhões de diabéticos, sendo as crianças maioria, é preciso que haja uma política de alimentação que se atenha a estas minorias. Portanto, proponho que nas Escolas Estaduais de São Paulo, seja oferecida alimentação adequada aos diabéticos, atividades físicas e educação continuada, dentro das disciplinas escolares, com a participação dos Municípios, Secretaria da Saúde e iniciativa privada”, explicou Nayara.
            O evento de recepção aos deputados jovens teve ainda a participação dos alunos do Projeto Guri, da Secretaria de Estado da Cultura, que executaram cinco músicas na abertura da cerimônia: “Canções e Momentos”, de Milton Nascimento, “Canto do povo de um lugar”, de Caetano Veloso, “Banzo Maracatu”, autor desconhecido, “São Paulo, São Paulo”, do Premeditando o Breque e “Oye”, de Jim Papoules.
            Ao final, os acompanhantes dos parlamentares mirins seguiram para o Auditório Franco Montoro onde assistiram a uma palestra do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz (Conpaz), órgão da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. A palestra foi realizada por membros do conselho, entre eles, o deputado estadual João Caramez, que falou da importância da sociedade estar irmanada, além de deixar uma mensagem de paz aos parentes e professores dos deputados jovens.
            Após a palestra, os acompanhantes dos parlamentares jovens assistiram, por meio de transmissão simultânea, a mesa redonda entre os integrantes do Parlamento Jovem que aconteceu no Auditório Teotônio Vilela.
            Na sexta-feira, dia 7, em sessão no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa, os parlamentares jovens foram empossados, elegeram a Mesa Diretora dos Trabalhos e defenderam seus projetos de lei.                                  
Caramez e a deputada jovem de Itapevi Nayara

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.