Caramez e Ono solicitam construção de unidade do Instituto de Criminalística em Andradina

           O deputado estadual João Caramez acompanhou quinta-feira, dia 13, o prefeito de Andradina, Jamil Ono, em audiência com o superintendente da Polícia Técnica do Estado de São Paulo, Celso Perioli, e o diretor do Instituto de Criminalística, José Moreira, na sede do órgão. Na ocasião, solicitaram à Superintendência a construção de uma unidade integrada do Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Médico Legal (IML) na cidade de Andradina para atender a população local e região.
“É importante que esta obra seja executada para que a polícia técnico-científica possa realizar o seu trabalho”, citou o parlamentar, que luta pela instalação da unidade na cidade para dar mais conforto aos funcionários e às vítimas e seus familiares.
Caramez tem intermediado pela benfeitoria desde o mês de junho, quando participou de reunião com a funcionária estadual Marilu Cerchiari, em Andradina, e colocou-se a disposição do município para auxiliar na empreitada, já que a polícia técnica local carece de um novo prédio e infraestrutura adequada para desenvolver o seu trabalho.
Ressaltando a importância da polícia técnico-científica, o parlamentar elogiou a atuação da corporação no Estado. “Temos que enaltecer estes profissionais pela competência e dedicação no exercício de suas funções”, citou Caramez reforçando o pedido de construção de uma unidade para instalar o IC e IML na cidade. “É importante que esse trabalho se espalhe por todo o estado”, concluiu.
A polícia técnico-científica (PTC) foi criada para auxiliar o trabalho das demais polícias, do sistema judiciário e do Detran no esclarecimento de crimes. A corporação coordena o IML e o IC, que produzem laudos técnicos e científicos para a apresentação de provas consistentes em casos que exigem investigações minuciosas.
Atualmente, o órgão trabalha com um novo conceito de integração física, que reúne IC e IML no mesmo prédio, para que os policiais trabalhem em conjunto, aumentando os resultados positivos. Com IC e IML, a Polícia Técnico-Científica realiza raios X, necropsias, exames de lesão corporal, embriaguez, violência contra a mulher, crianças, adolescentes e idosos e faz análises de reconhecimento de vítimas de acidentes de trabalho e de trânsito, entre outros serviços.
           Na audiência, o superintendente Perioli afirmou que a reunião foi bastante significativa, pois garante “uma aproximação importante” entre o órgão e prefeitura para resolver o problema da cidade.
Já o diretor Moreira falou dos investimentos do Governo do Estado de São Paulo voltados para a modernização da corporação, levando equipamentos e instalações com unidades integradas a todo o Estado, e garantiu que o pleito apresentado pelo deputado Caramez e pelo prefeito Jamil “tem aprovação”.
O presidente do PSDB de Andradina, Marco Pilla, acompanhou o deputado na audiência que também contou com a presença do vereador de Andradina, Edgar Dourados Matos, do secretário de Esportes de Andradina, Pedro Bentivoglio, do assessor de gabinete da cidade, Silvio Antônio Spegiorin, além do perito criminal da Superintendência da Polícia Técnico-científica, Carlos do Valle Fontinhas.
Pilla, Ono, Caramez, Perioli, Matos, Moreira, Fontinhas e Bentivoglio durante audiência na Superintendência da Polícia Técnico-científica

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.