Caramez e Thame destacam importância da construção da barragem de Santa Maria da Serra no encontro sobre hidrovias em Piracicaba

                     Sexta-feira, dia 16/09, o coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias, deputado estadual João Caramez, participou do Encontro Regional Preparatório da Mobilização pela Construção da Barragem de Santa Maria da Serra, realizado na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). Organizado pelo deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame e pelo secretário de Governo de Piracicaba, José Antônio Godoy, o evento contou com as presenças do prefeito Barjas Negri e autoridades da região.

                    “A construção dessa barragem é importante para o prolongamento da hidrovia Tietê-Paraná, entrando no rio Piracicaba”, citou Caramez que, por meio da FPH, desde 2006 (ano de sua criação), defende investimentos para fomentar o aproveitamento múltiplo e exploração comercial e turística do modal hidroviário, de maneira sustentável. “Há cinco anos trabalhamos para que o modal hidroviário seja não só uma alternativa de transporte, mas também um mecanismo para preservação do meio ambiente.”

                    O parlamentar ressaltou a importância dos investimentos de mais de R$ 1,5 bilhão em obras na hidrovia Tietê-Paraná, parceria firmada entre governador Geraldo Alckmin e a presidente da República Dilma Rousseff, por meio de Protocolo de Intenções assinado, terça-feira, dia 13/09, em Araçatuba. O montante está previsto para o período de 2011 a 2014 e destina-se a obras com objetivo de eliminar gargalos, como ampliação de vãos de pontes, melhoria nas eclusas e retificação e dragagem de canais. Estas ações permitirão a atração de cerca de 11,5 milhões de toneladas de cargas para a hidrovia, o que representa o dobro da movimentação de hoje.

                    Caramez enumerou algumas obras que serão contempladas em cidades da região como, a exemplo, a extensão de 200 km entre Anhembi e Salto. Neste trecho, está prevista ainda a construção de barragem no município de Anhembi, que possibilitará a passagem das embarcações, principalmente no período de estiagem, até Conchas. Falou ainda da importância da intermodalidade e do estímulo ao turismo hidroviário, fatores que, segundo ele, garantirão o desenvolvimento das cidades que estão às margens do rio. 

                    Enaltecendo a atuação de Caramez na coordenação da FPH, Thame afirmou que o seu trabalho na Assembleia Legislativa de São Paulo é importante. “Tê-lo conosco é garantia de que teremos alguém vigilante, atento para que os investimentos estejam no orçamento do Estado”, disse. Mendes Thame, que também atua em defesa das hidrovias na esfera federal, enalteceu a inclusão da barragem no protocolo de intenções para investimentos e ressaltou a importância da participação da população e das entidades organizadas para que as obras sejam um vetor de desenvolvimento e melhore a qualidade de vida da população.

                Dividido em quatro blocos, o encontro teve na primeira parte, técnicos do governo falando sobre o projeto. Na segunda etapa, empresários do setor abordaram o impacto da hidrovia no transporte de cana-de-açúcar, álcool e açúcar. Enquanto que o terceiro bloco contou com a participação de entidades ligadas às empresas da região, como Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Simespi (Sindicato Patronal da Indústria), Ciesp (Centro da Indústria do Estado de São Paulo), Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo) e Oscip Piracicaba 2010. Ao final, foi realizada uma mesa redonda com os participantes e a retirada de documento a ser encaminhado ao governo estadual. Participaram do encontro os prefeitos Luiz Nais (Dois Córregos), Zani Neto (Santa Maria da Serra) e Romeu Verde (Charqueada), entre outros.

Caramez com os prefeitos de Santa Maria da Serra, Charqueado e Piracicaba
Caramez destaca importância das hidrovias no encontro

Fotos: A. C. Paraíba

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.