Caramez entrega Carta de Barra Bonita ao secretário Aloysio Nunes

               A Frente Parlamentar das Hidrovias (FPH) entregou quarta-feira, dia 19, a Carta de Barra Bonita ao secretário de Estado Chefe da Casa Civil Aloysio Nunes Ferreira, no Palácio dos Bandeirantes. O documento —conclusivo da 4ª reunião itinerante da Frente, que aconteceu em navegação sobre o rio Tietê, de Barra Bonita a Jaú, no mês de junho— foi entregue pelo coordenador da FPH, deputado estadual João Caramez, juntamente com o presidente do Consórcio Intermunicipal Tietê Paraná e prefeito de Barra Bonita, José Carlos de Mello Teixeira, o presidente da Associação dos Municípios do Centro do Estado de São Paulo e prefeito de Dois Córregos, Luiz Antônio Nais, a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré e prefeita de Itaju, Fátima Terezinha Guimarães, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê e prefeito de Sudmenucci, Celso Torquato Junqueira, e demais prefeitos presentes.  
A Carta de Barra Bonita solicita ao Governo do Estado a adoção de providências para tornar o transporte hidroviário um projeto prioritário para o estado de São Paulo. Além disso, o documento expressa o apoio às estratégias e ações propostas na reunião de Barra Bonita para eliminar os gargalos da Hidrovia Tietê-Paraná nos seus aspectos de infraestrutura, operacional, institucional e comercial, com o objetivo de promover o incremento do transporte hidroviário de cargas, a preservação ambiental e o desenvolvimento turístico regional. A Carta foi aprovada na reunião da FPH, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em encontro que antecedeu a ida ao Palácio e reuniu representantes do Governo do Estado, membros da Frente, prefeitos, empresários e ambientalistas.
“Este é um momento oportuno para discutir o assunto e entregar esta carta que representa o esforço e empenho de todos. Este ato tem um significado muito importante, pois a Hidrovia Tietê-Paraná é um grande vetor de desenvolvimento para os municípios. É uma grande satisfação poder contribuir e estar junto com os prefeitos nesta luta”, afirmou Caramez ao entregar a carta ao secretário Chefe da Casa Civil.
Após receber a Carta de Barra Bonita, Aloysio Nunes, que será o portador do documento ao governador de São Paulo, José Serra, disse que continuará intermediando pelo desenvolvimento do modal hidroviário. “Vou transmitir ao governador Serra as notícias de hoje e continuaremos lutando para que a hidrovia seja um grande vetor de desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou o secretário da Casa Civil que também falou do trabalho do deputado na coordenação da FPH. “João Caramez fez uma excelente articulação na Assembleia Legislativa”, citou.
Segundo o prefeito de Barra Bonita, José Carlos de Mello Teixeira, a Carta de Barra Bonita dá andamento a importantes propostas que surgiram na reunião itinerante que aconteceu em sua cidade. “Após a reunião itinerante realizada em nossa cidade tomamos um novo rumo. Isso foi um marco. Vivemos uma nova realidade. Agora, estão reconhecendo a gradiosidade e o potencial do transporte hidroviário”, disse. “Agradecemos ao deputado Caramez por nos dar esta força que ajuda muito a nossa região.”
Outros prefeitos que participaram do encontro também ressaltaram a importância da FPH e das reuniões coordenadas pelo deputado. “Agradecemos a João Caramez pela iniciativa. Nós, prefeitos, tínhamos vontade e idéias, mas faltava a liderança. Graças ao seu trabalho tivemos hoje uma excelente reunião”, afirmou a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré, Fátima Guimarães.
“Parabéns deputado Caramez por liderar a Frente Parlamentar das Hidrovias e realizar este trabalho maravilhoso”, disse o presidente da Associação das Prefeituras de Cidades Estâncias do Estado de São Paulo e prefeito de Itú, Herculano Passos Júnior.       
“Este foi um evento de grande porte onde a força desta união e de todas as iniciativas firmam o compromisso do Governo do Estado com as nossas cidades”, citou a prefeita de Conchas, Adriana Dearo Del Bem.
 O diretor do departamento Hidroviário da Secretaria de Estado dos Transportes, Frederico Bussinger, e os prefeitos Santa Maria da Serra, Itapuí, Jumirim, Iacanga, Ibitinga, Rubinéia, Dourado, Mineiros do Tietê, Reginópolis, Bariri, Porangaba, Bocaina, Salto e Jaú, além de vereadores e representantes do setor empresarial interessados no melhor aproveitamento da Hidrovia Tietê-Paraná, também participaram da reunião.
Caramez preside reunião de aprovação da Carta de Barra Bonita na Assembleia Legislativa
Deputado Caramez e prefeitos entregam Carta de Barra Bonita ao secretário Aloysio Nunes

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.