Caramez participa de audiência pública em Barueri

          O deputado estadual João Caramez (PSDB) participou na tarde de segunda-feira, 17, de audiência pública em Barueri para debater o Orçamento de 2009 do Estado de São Paulo. O evento foi realizado pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa e abrangeu os municípios da região Oeste da Grande São Paulo e as regiões de Sorocaba e Itapeva.
 
            A audiência teve como objetivo discutir a proposta orçamentária de 2009 e definir estratégias para a melhor aplicação dos recursos públicos. Caramez iniciou sua fala se referindo ao grande desenvolvimento econômico de Barueri e sua importância na geração de empregos e renda na região Oeste.
 
            Como profundo conhecedor dos problemas enfrentados pela população dos municípios da região, o deputado sugeriu que ao definir os parâmetros do Orçamento para o próximo ano, a Comissão se preocupe em trazer para a região investimentos para combater o congestionamento no trânsito local, que tem gerado grandes transtornos para a população.
 
            Segundo Caramez, além de promover maior agilidade de locomoção, o investimento na área de transporte também beneficia o meio ambiente e aumenta a qualidade de vida do cidadão. “Por conta disso, o investimento maciço no transporte realizado pelo governo estadual é tão importante para a região Metropolitana”, disse Caramez.
 
            Como coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias, João Caramez sugeriu que seja feito um estudo para implantação de um hidroanel metropolitano, já que o rio Tietê tem conexão com o rio Pinheiros e as Represas Guarapiranga e Billings. Segundo dados da Secretaria de Estado dos Transportes, a utilização da matriz hidroviária diminuiria em até 70% o índice de mercadorias transportadas por caminhão no Estado, estando grande parte deste número concentrado na região Metropolitana.
 
            Caramez também sugeriu estudos para a implantação de um projeto de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), ligando o Centro de Barueri ao bairro de Alphaville. Segundo ele, essa medida seria facilmente implantada já que a estação ferroviária de Barueri irá ser reconstruída e a inlcusão do VLT ao projeto seria capaz de oferecer transporte para os usuários da estação até o bairro de Alphaville – importante pólo empresarial da região que tem uma circulação diária superior a 170 mil pessoas.
 
            O deputado falou ainda sobre a autorização do governador José Serra para o início de um estudo para a construção de um Corredor de Ônibus exclusivo de Itapevi ao bairro do Butantã, em São Paulo integrando os usuários de ônibus, trem e metrô. “Todos esses projetos juntos e integrados com certeza irão ajudar a resolver a crise do congestionamento que temos vivido em nossa região”, concluiu o deputado Caramez.
           

            Também estiveram presentes ao evento os deputados Bruno Covas (PSDB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Enio Tatto (PT), Vitor Sapienza (PPS), Waldir Agnello (PTB) e o relator do orçamento Roberto Engler (PSDB) e Marcos Martins (PT). O vereador Tião Matos (PT) foi a única autoridade política de Itapevi a comparecer ao evento.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.