O deputado estadual João Caramez participou quinta-feira, dia 27, da comemoração do centenário da Imigração japonesa, promovido pela Acei (Associação Cultural e Esportiva de Itapevi), em sua sede. A solenidade foi marcada pelo lançamento da 2ª edição do livro “Haikai- Imagens para ver e sentir”, de autoria do artista plástico Susumo Harada e da escritora Vera Lúcia Godoy Correia.
“É uma satisfação estarmos aqui em mais um ato de comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil. Sentimos o amor que estes imigrantes têm pelo nosso país. Como cidadão itapeviense, sou imensamente grato a vocês por terem escolhido Itapevi para semear o exemplo de fraternidade e humildade”, disse o deputado.
Na ocasião, a Acei prestou homenagem a oito japoneses idosos que moram há décadas na cidade, entregando-lhes diplomas de honra ao mérito. Caramez também foi homenageado pela associação.
A festa, que reuniu centenas de pessoas, teve ainda a apresentação da cantora nissei Karen Ito e do grupo de taikô Ryubu Daiko, de Ibiúna. Entre as autoridades presentes na cerimônia estavam a prefeita de Itapevi, Ruth Banholzer, o presidente da Câmara Municipal de Itapevi, Marcos Godoy, e os veeradores Norival Druzian e Sérgio Montanheiro. Representando a imigração japonesa, estavam o presidente da Acei, Gilberto Shizuo kuwazuru, o presidente da Acenbo (Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de Osasco), Sussumu Araki, e o conselheiro da Acei, Tsuyoshi Nishiwaki, um dos homenageados da noite.
Deputado recebe homenagem de Nishiwaki, um dos integrantes mais antigos da comunidade japonesa de Itapevi