Caramez participa de homenagem a professores de imigrantes japoneses

O deputado estadual João Caramez (PSDB), participou como convidado especial, na noite de sexta-feira, 05, de homenagem realizada pela comunidade nipônica a professores que ensinaram a língua portuguesa aos imigrantes japoneses e seus descendentes. O ato solene, no auditório Franco Montoro, na Assembleia Legislativa do Estado, foi organizado pelo Instituto de Solidariedade Educacional e Cultural (Isec) e pela Associação Brasil-Japão de Pesquisadores (SBPN). O evento encerrou as comemorações ao centenário da imigração japonesa no Brasil.
 
Também compuseram a mesa diretora, Sussumu Niyama, presidente do SBPN; Ossamu Matuo, vice-presidente do Conselho Diretor da Fundação Kunito Miyasaka; o professor Reimei Yoshioka, presidente do Isec; Toshimichi Chisaka, diretor geral do Escritório Anexo do Conselho Geral do Japão em São Paulo; e o professor Kokei Uehara.
 
Caramez relembrou fatos de sua infância e juventude junto a famílias japonesas, em Itapevi. Em sua fala, o parlamentar enfatizou a contribuição dos imigrantes japoneses na emancipação do município e no desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil.
 
Os organizadores editaram um livro com textos de descendentes japoneses sobre fatos ocorridos durante seu aprendizado e de como os professores, com dedicação e criatividade, acabaram por romper o isolamento em que se encontravam alguns alunos.
 
Os livros, produzidos no término das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil, serão doados a escolas e, segundo o presidente do SBPN, “têm o objetivo de resgatar a importância dos professores que, literalmente, pegaram, e continuam pegando, na mão dos alunos para orientá-los e aproximá-los da nossa cultura, atitude que deveria ter sido tomada pelos pais, mas que, por conta da correria do dia-a-dia, foi terceirizada aos professores”.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.