Caramez participa de reunião na Câmara de Itapevi e confirma interesse do Estado na implantação da Etec

Segunda-feira, dia 06/06, o deputado estadual João Caramez participou de reunião da comissão que discute a instalação da Escola Técnica, na Câmara Municipal de Itapevi. O parlamentar reafirmou que o governador Geraldo Alckmin tem interesse em firmar parceria com a Prefeitura para a implantação da Etec do Centro Paula Souza, na cidade. O presidente da Câmara Municipal de Itapevi, Luciano de Oliveira Farias, e vereadores participaram da reunião.

Caramez afirmou que é inadmissível que Itapevi, um município que está entre as 39 maiores cidades do estado, não tenha uma escola técnica. Segundo ele, o Governo do Estado aguarda apenas que a prefeitura faça a cessão do espaço para a instalação da unidade. “O que está em jogo é o futuro dos nossos jovens”, afirmou o deputado que é o interlocutor do Governo do Estado de São Paulo e o Município e tem lutado há anos pela instalação da Etec no município.

O anúncio confirma o que Caramez disse terça-feira, dia 31/05, em sessão na Câmara Municipal de Itapevi, ocasião em defendeu a instalação de um Parque Tecnológico na cidade e confirmou que o Estado sempre esteve a disposição do município para firmar a parceria.

No convênio para implantação da Etec a prefeitura cede o espaço em um terreno que deve ter pelo menos 8 mil metros quadrados e o Estado fica responsável pela manutenção do prédio, mobiliários e equipamentos e custeio dos funcionários. Para acabar com o impasse em Itapevi, o deputado sugeriu que a unidade seja instalada na área com mais de 30 mil metros quadrados, onde funcionava o antigo Grêmio Santa Rita, local que, segundo ele, seria ideal para a construção de um Parque Tecnológico.

Na região, municípios como Barueri, Cotia, Santana de Parnaíba e Jandira já firmaram a parceria com o Estado e garantiram a instalação da unidade. Carapicuíba também conseguiu uma Fatec por meio de parceria com o Estado. “Trabalhamos muito e continuaremos lutando para que os jovens trabalhadores de Itapevi sejam atendidos”, afirmou o deputado que tem buscado a instalação de Etecs nas cidades da região metropolitana para qualificação da mão de obra local. “As dificuldades sempre surgem tanto para o Estado quanto para os municípios. É preciso que haja vontade política, planejamento e determinação”, explicou.

Há quatro anos, o deputado acompanhou a prefeita de Itapevi, Maria Ruth Banholzer, ao Centro Paula Souza para iniciar os procedimentos para a implantação de uma unidade em Itapevi, mas como não houve acordo na escolha de um local adequado para a Etec a negociação chegou a um impasse.

Buscando solucionar a questão, em 2009, o parlamentar levou a prefeita ao gabinete do então governador José Serra, no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, Serra reafirmou o interesse na instalação da Etec e deu seu aval para que os detalhes fossem discutidos diretamente na Secretaria de Educação e com a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. Desde então, o Estado aguarda apenas que o município faça a doação do terreno para a instalação da Etec.

Caramez durante reunião na Câmara de Itapevi

Texto: Assessoria de Imprensa- Foto: A. C. Paraíba

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.