Caramez participa do lançamento do livro Tietê – Presente e Futuro em Santana de Parnaíba

O coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias, deputado estadual João Caramez prestigiou segunda-feira, dia 06/06, o lançamento do livro Tietê – Presente e Futuro, da BEI Editora, de autoria do jornalista Carlos Tramontina. Realizado no Cine Teatro Coronel Raymundo, Centro Histórico, em Santana de Parnaíba, o evento, organizado pela Prefeitura local, contou com a presença do prefeito Silvinho Peccioli.

Autor da lei que instituiu a Semana de Preservação do Rio Tietê, Caramez parabenizou Peccioli pela iniciativa e reforçou a importância da obra no contexto das discussões a respeito da preservação do meio ambiente e, em especial, da recuperação do rio Tietê. “Desde 1993, quando o Governo do Estado iniciou as obras de despoluição do rio Tietê, uma nova esperança cresceu no coração de todo o povo paulista de ver renascer aquele que é um dos cursos d’água mais importantes, protagonista essencial da nossa história e do desenvolvimento de São Paulo”, afirmou.

“Quem conhece, apenas, o rio Tietê “sufocado” pelo crescimento desordenado da região metropolitana de São Paulo, não imagina a transparência das suas águas em Salesópolis, próximo ao litoral norte, onde o rio nasce, tampouco a vida que carrega e que proporciona a grande parte do território paulista, onde suas águas servem à irrigação de terras para a agricultura, à geração de energia, ao transporte de cargas, à pesca, ao lazer e ao turismo. É esse Tietê que queremos resgatar em sua totalidade”, concluiu o deputado.

No livro, Tramontina apresenta um retrato das condições atuais do Rio Tietê, o descaso e sua morte lenta. A obra registra os bastidores do projeto Rios de São Paulo, série de reportagens apresentadas pela TV Globo. Por meio de um flutuador desenvolvido em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo, a equipe de reportagem analisou rigorosamente a qualidade da água ao longo de 500 quilômetros do rio e revelou ao país uma realidade assustadora e cruel.

O jornalista mostra, ainda, o que aconteceu após as reportagens – que impacto causaram sobre autoridades e população, o que mudou desde então, o que permanece. O lançamento de Tietê – presente e futuro marca, assim, a adesão definitiva do jornalista Carlos Tramontina à luta pela limpeza do mais importante rio paulista.

Tramontina e Caramez
Tramontina autografa livro para Caramez
Raul Bueno, Silvinho Peccioli e Caramez

Texto: Assessoria de Imprensa/ Fotos: A. C. Paraíba

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.