Deputado preside sessão solene em homenagem aos 50 anos da presidência do Dr. Ikeda na Soka Gakkai

O deputado estadual João Caramez (PSDB) presidiu segunda-feira, 03/05, sessão solene em homenagem aos 80 anos de fundação da Soka Gakkai (SGI) e ao jubileu de ouro da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), fundada pelo próprio Daisaku Ikeda quando esteve no país. O evento aconteceu no plenário Juscelino Kubitschek, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e contou com a participação do vice-presidente da BSGI, Wagner Issami, e do deputado federal Arnaldo Faria de Sá. A homenagem foi prestada em reconhecimento à contribuição que a organização presta à sociedade em prol da paz, cultura e educação.

Na solenidade, também prestaram homenagem ao cinqüentenário do presidente da Soka Gakkai, Daissaku Ikeda, a frente da entidade. “‘Nada tenho a temer. Só me resta avançar altivamente contra a tempestade, como um verdadeiro jovem.’ Foi o que pensou o jovem Daissaku pouco depois de finalmente aceitar os apelos de seus companheiros para se tornar o 3º presidente da Soka Gakkai. Alguns dias depois, em 3 de maio de 1960, frente a uma verdadeira multidão que lotava o auditório da Universidade do Japão, em Tóquio, o jovem Daissaku com apenas 32 anos de idade, assumia oficialmente a presidência da Soka Gakkai”, relembrou Caramez.

“Cinqüenta anos depois, 3 de maio de 2010, este parlamento paulista, a maior casa legislativa estadual de toda a América do Sul e Central, lhe rende homenagens, celebrando o jubileu de ouro da posse presidencial deste honorável líder”, ressaltou o deputado, que cumprimentou ainda as mães da Divisão Feminina da entidade, já que no dia 3 de maio também é comemorado o Dia das Mães da Soka Gakkai.

O parlamentar falou ainda da satisfação em ter conhecido pessoalmente o presidente Ikeda. Em 2001, ele fez uma visita oficial ao Japão, quando foi recebido pelo presidente da SGI, Daissaku Ikeda, e sua esposa Kaneko Ikeda. Na oportunidade, Caramez, como secretário de Estado Chefe da Casa Civil, e sua esposa, Dalvani Caramez, então prefeita do município de Itapevi, entregaram ao presidente da entidade título de cidadão itapeviense.

O evento teve ainda pronunciamento de Wagner Issami que agradeceu a homenagem prestada. O vice-presidente também leu uma mensagem do presidente Ikeda que, na carta, manifestou apreço pelo Brasil, considerando o país um modelo pelo espírito pacífico.

A Orquestra Filarmônica do Humanismo Ikeda da Soka (OFBHI) fez o encerramento da solenidade que contou com as presenças de centenas de integrantes da Soka Gakkai.

A Soka Gakkai Internacional (SGI) é uma associação que visa à promoção de valores como a paz e o respeito humano, por meio de atividades que buscam a conscientização das responsabilidades para com o meio ambiente e o futuro do planeta.

Soka Gakkai em Itapevi

A BSGI tem importante ligação com o município de Itapevi por meio do Centro Cultural Campestre mantido na cidade. O CCCamp, como é conhecido, sedia o Centro de Pesquisas Ecológicas e Naturais da Universidade Soka de Tóquio, que visa desenvolver pesquisas relativas aos aspectos ecológicos do Brasil e da América do Sul, promovendo estudos sobre assuntos tais como a fauna, a flora e a interação do homem com o meio ambiente.

Além disso, em 1996, a estrada de acesso pela Rodovia Castello Branco foi oficialmente denominada “Professor Tsunessaburo Makiguti”, homenagem ao fundador da SGI, pelo então prefeito de Itapevi, João Caramez.

Deputado Caramez preside sessão solene
Deputado Caramez preside sessão solene
Sessão solene em homenagem a Soka Gakkai
Sessão solene em homenagem a Soka Gakkai

Texto: Assessoria de Imprensa- Fotos: A. C. Paraíba

7 comentários em “Deputado preside sessão solene em homenagem aos 50 anos da presidência do Dr. Ikeda na Soka Gakkai

  1. Alberto Parra disse:

    Caríssimo Deputado João Caramez, venho por meio desta, dar os Parabéns pela maravilhosa Sessão Solene para essa ONG Budista, que é a Soka Gakkai (em português – Criação de Valores Humanos) e suas palavras sobre o nosso Mestre Presidente Ikeda só veio abrilhantar mais ainda. Conte sempre conosco, membros dessa organização maravilhosa, e sempre que quiser as nossas portas do nosso Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, na Rua Tamandare. Fiquei mais uma vez, muito feliz por participar e ter o senhor lá juntamente conosco agraciando o ambiente com suas palavras calorosas. Conte conosco Deputado !! Um forte abraço do amigo Alberto Parra, nesse ano completo 25 anos de pratica desse Budismo dentro dessa organização Maravilhosa !! Sucesso em sua carreira e estaremos sempre orando para o seu sucesso e siua luta em prol da sociedade !!

  2. Valéria Cristine Risson disse:

    Parabéns deputado,são de pessoas nobres como o senhor que consiste essa organização tao maravilhosa como a SGI,moro em Lisboa-Pt e faço questão de relatar essa maravilhosa materia na nossa reunião de comemoração dos 80 anos da SG,que sera dia 08-05-10
    Abraços,Valéria

  3. Ana Claudia Dos Santos Souza disse:

    Boa Tarde Sr João,Muitissimo obrigada pela maravilhosa sessão solene ,ao meu Mestre Daisaku Ikeda que o senhor possa um dia vir participar desta maravilhosa familia Soka.

    Um Forte Abraço.

  4. José Carlos F. Baía disse:

    Nobre Deputado

    Estive presente (como membro da BSGI) desta maravilhosa sessão solene, na qual, além de Vossa Excelência tela solicitado a presidiu com brilhantismo, alegria e disposição.

    Oro, para que mais pessoas influentes como o senhor, tenham a oportunidade de conhecer o trabalho da BSGI, da SGI e do nosso mestre o Prof. Ikeda.

    Grato

  5. Tatiana de S. Pinto disse:

    Parabéns ao Dep. e seus colaboradores pela belíssima homenagem feita ao Pres. da Soka Gakkai Internacional Daisaku Ikeda,referente ao dia 3 de maio.
    Estive presente nessa cerimonia e fiquei muito feliz pelo reconhecimento do Dep. João Caramez pelos incansáveis esforços feitos por Ikeda em prol da Paz, Cultura e Educação e muito orgulhosa por fazer parte dessa organização.

    Abraços.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.