Caramez prestigia assinatura de convênio entre Centro Paula Souza e prefeituras

O deputado estadual João Caramez (PSDB) prestigiou na tarde de terça-feira, 26, assinatura de convênio entre o governador José Serra e prefeituras, que autoriza a formalização do acordo de expansão do ensino técnico na Capital e também em outros municípios paulistas. A iniciativa vai possibilitar a abertura de 9.265 novas vagas de cursos técnicos em salas de escolas estaduais de todo o Estado e nos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da capital. Com isso, o governo do Estado garante aos jovens novas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos, de qualidade comprovada.
Também participaram da solenidade, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o vice-governador Alberto Goldman, o secretário de Estado de Desenvolvimento, ex-governador Geraldo Alckmin, o secretário de Educação, Paulo Renato de Souza, a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e o vereador paulista Gabriel Chatlita, entre outros.
“Ensino técnico é o ensino que gera emprego. A ênfase neste tipo de ensino é a coisa mais certa que nós poderíamos estar fazendo. Em primeiro lugar por dar oportunidade de emprego para os jovens. Em segundo, porque melhora o aproveitamento dos alunos das Etecs que também cursam o ensino médio e vice-versa. Em terceiro, porque contribui com o desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil. Por isso é que temos o maior plano de expansão do ensino técnico do país”, afirmou o governador José Serra.
Os cursos funcionarão no regime de classes descentralizadas, ou seja, em vez de construir uma nova escola técnica, criam-se turmas aproveitando a infra-estrutura já existente. Cada escola estadual ou CEU trabalhará em conjunto com a Etec (Escola Técnica) mais próxima, que será responsável pelos cursos. Ao todo, serão investidos R$ 20 milhões no projeto. “Vamos aproveitar instalações em toda a parte”, disse o governador.
No segundo semestre de 2009, serão oferecidas 6.520 vagas. O vestibulinho para o preenchimento dessas vagas será aberto no próximo dia 5 de junho. Outras 2.145 vagas serão oferecidas no primeiro semestre de 2010 (veja tabela abaixo). “Hoje, o governador José Serra dá sequência à criação de mais vagas no ensino técnico no Estado de São Paulo. É extraordinário. É um avanço muito grande na oferta de cursos de formação profissional. Ao lado dessa iniciativa, a prefeitura tem parceria com o governo do Estado em diversas outras ações que melhoram a qualidade do ensino público”, disse Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo.
Receberão o programa escolas de 55 cidades paulistas, incluindo a capital. “Este programa de ampliação de vagas do ensino técnico é um belo exemplo de gestão compartilhada e de integração. Sem construir nenhum prédio, serão 9 mil vagas a mais.”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento, pasta a qual o Centro Paula Souza está vinculado, Geraldo Alckmin.
            Expansão
O uso de salas das escolas estaduais e CEUs faz parte do Plano de Expansão do Ensino Técnico, que até 2010 vai aumentar em 100 mil a quantidade de matrículas no ensino técnico. “Em 2 anos e meio nós atingimos quase 75% da meta que propusemos para o ensino técnico”, informou o governador.
Desde 2007, as Etecs abriram cerca de 40 mil novas vagas. O objetivo é ampliar as chances de quem ingressa no mercado de trabalho. Pesquisa anual do Centro Paula Souza indica que 85% dos egressos de cursos técnicos têm vínculo empregatício, ou seja, depois de um ano de formados, quatro em cada cinco alunos estão trabalhando. “O ensino profissional é complementar ao ensino regular e deve ser oferecido por instituições especializadas e é isso que nós estamos fazendo aqui”, afirmou o secretário estadual da Educação, Paulo Renato Souza.
As Etecs, que vão coordenar os cursos, estão entre as melhores escolas do país, conforme comprovou, pelo quarto ano seguido, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008. Entre as 50 escolas públicas estaduais do Brasil com melhor pontuação, 38 são Etecs. A Escola Técnica de São Paulo foi a 15ª melhor do Estado de São Paulo, entre públicas e privadas. Entre as estaduais, foi a primeira. No ranking nacional, foi a 2ª entre as estaduais.
O deputado Caramez comemorou os números e ressaltou o trabalho dinâmico do governador. “Isso tudo demonstra o empenho do governador José Serra em atender as necessidades da nossa população. Afinal, qualificar a mão de obra do trabalhador é oferecer a ele a oportunidade de conseguir e se manter num bom emprego, com dignidade e qualidade de vida”, afirmou o parlamentar.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.