Caramez prestigia divulgação do ranking ambiental Município Verde Azul

O deputado estadual João Caramez prestigiou nesta terça-feira, 1º, a divulgação pelo governador José Serra do ranking ambiental dos municípios paulistas. O evento, que aconteceu no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo, foi coordenado pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Xico Graziano e reuniu centenas de prefeitos, vereadores e autoridades políticas.

Neste ano, com a adesão de todas as cidades do Estado ao projeto Município Verde Azul, o número de certificados foi bem maior, em relação aos 44 municípios que receberam o selo verde em 2008. Foram 156 cidades certificadas. As cinco primeiras do ranking são Santa Fé do Sul (94,4 pontos) – 1ª colocada pela segunda vez consecutiva -, Novo Horizonte (94,33), Guaraçaí (94,20), Aspásia (94) e Taquarituba (93,96).

Os municípios tiveram o seu desempenho avaliado em dez diretivas que regem o projeto: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.

A nota média das cidades passou de 51,5 em 2008 para 62,6 em 2009. Além disso, o número de orgãos ambientais nos municípios saltou de 182 em 2007 para 455 em 2009. No mesmo período, os Conselhos Municipais do Meio Ambiente passaram de 236 para 490.

Para o deputado Caramez, é importante enaltecer a coragem do governador José Serra em implantar o Município Verde Azul, um programa que envolve de maneira aprofundada todos os agentes públicos na execução de políticas ambientais que promovam o desenvolvimento sustentável nos municípios paulistas.

O deputado também falou sobre a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) do estado de São Paulo, implementada pelo governador. “Hoje, o que o nosso Planeta precisa é de uma mudança completa de comportamento do ser humano. Nossa geração é a que mais contribuiu para o aumento do aquecimento global. Portanto, nada mais justo que comecemos urgentemente a reverter este processo. E São Paulo, mais uma vez, dá o exemplo por meio destas ações implantadas pelo governador José Serra”, disse o deputado.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.