Caramez prestigia posse do presidente do CONISUD

O deputado João Caramez (PSDB) participou na noite de sexta-feira, 02, da posse do novo presidente do Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo), o prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Cavalcante de Farias (PSB), que assumiu o cargo para o biênio 2007-2008.

Caramez tem forte atuação na Região Sudoeste e participou ativamente da formação do consórcio em 2001, dando apoio efetivo aos prefeitos do Conisud, composto pelos municípios de Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra.

Evilásio Farias lidera a nova diretoria substituindo o prefeito de Embu, Geraldo Leite Cruz (PT), e tem ao seu lado o prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge José da Costa (PMDB), como vice-presidente. Segundo Evilásio, hoje o consórcio tem mais peso que no passado, já que uma lei federal de 2005 passou a reconhecer a entidade em todo o âmbito nacional.

As ações do Conisud visam, principalmente, a cooperação entre os municípios para resolver questões comuns. “O maior problema da região atualmente é a questão do lixo, todas as cidades sofrem com isso. Hoje, para um município criar uma usina de lixo é inviável, mas se juntarmos duas ou três cidades, já passa a ser realidade”.

A questão do lixo foi ressaltada também pelo vice-presidente do Consório, o prefeito de Itapecerica da Serra, que aproveitou a ocasião para desabafar sobre os problemas que vem enfrentando em sua cidade. Há poucos dias, o aterro sanitário de Itapecerica foi interditado pela Cetesb. “É uma situação muito complicada, pois, sabemos que precisamos nos adequar às regulamentações, mas, infelizmente não tivemos tempo. A interdição prejudicou ainda mais a situação, pois, não temos onde depositar o lixo coletado diariamente no município”, explicou Jorge Costa.

Audiência com Francisco Graziano
Diante das declarações de Costa, o deputado João Caramez se ausentou da mesa e fez uma ligação para Francisco Graziano, secretário de Estado do Meio Ambiente e solicitou uma audiência para o início desta semana. “Jorge, tenho uma boa notícia para você, na terça-feira, teremos uma audiência na Secretaria e vamos tentar resolver essa questão”, a informação dada durante o discurso do deputado foi recebida com aplausos por todos os presentes.

“A formação do Conisud foi fundamental para a região Sudoeste, os seis municípios juntos, representam quase um milhão de pessoas que precisam de atendimento. Com essa união suprapartidária, podemos pensar e executar um desenvolvimento sustentado, com ações integradas, para promover o crescimento de maneira ordenada, inteligente e sem prejudicar o Meio Ambiente”, finalizou Caramez.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.