Caramez promove audiência pública sobre Corredor Oeste

O deputado João Caramez (PSDB) coordenou na manhã de quinta-feira, 11/10, na Câmara Municipal de Itapevi, audiência pública que discutiu a retomada das obras do Corredor de Integração Oeste nos trechos de Itapevi e Jandira. O evento reuniu autoridades locais e regionais, além de representantes de entidades civis de Itapevi, Jandira, Barueri e Cotia.
Participaram do encontro como palestrantes o consultor e especialista em transportes metropolitanos Otavio Amorim; o Coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Carlos Gomes e o presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), José Ignácio Sequeira de Almeida.
Otávio Amorim fez uma análise do projeto original do Corredor Oeste, que liga Itapevi a Osasco e que foi concebido há mais de 30 anos. As obras foram iniciadas na década de 1980, mas os trechos Itapevi/Jandira e Osasco não foram finalizados, pois as obras foram interrompidas em meados da década de 1990. Outros trechos que contemplavam as cidades de Barueri e Carapicuíba foram concluídos por iniciativa dos governos municipais.
“Diante disso tudo, fica claro que o projeto não atende mais as necessidades da população desta região, que cresceu demasiadamente e passou a ter outras prioridades. Portanto, ele não serve mais e por isso temos que repensá-lo de forma que atenda o crescimento das cidades e que promova um fluxo de ligação contínuo e coordenado entre os municípios”, explicou Amorim.
Para José Carlos Gomes, o ideal seria que “o empreendimento fosse pensado de maneira que beneficiasse toda a região”. Já o presidente da EMTU, José Ignácio “a inexistência deste corredor está implicando num custo muito elevado para toda a população”.
“Diante de todas essas necessidades, precisamos com urgência que as obras do trecho Itapevi/Jandira sejam retomadas já no próximo ano e tenho certeza de que o governador ficará muito sensível ao nosso pedido, pois, entende a importância da nossa região para o Estado de São Paulo”, concluiu Caramez.
Após as apresentações, tanto o parlamentar como os palestrantes responderam as dúvidas levantadas pelos presentes e ouviram sugestões para o implemento do projeto.
A audiência foi encerrada com a assinatura – de todos os participantes – de um documento que será encaminhado ao governador José Serra, pedindo a retomada imediata das obras do Corredor, com as alterações necessárias e a realização de um estudo aprofundado que possibilite a criação de um Projeto Funcional Avançado-Global do Corredor Oeste de Itapevi a Osasco.
Participaram da audiência, o presidente da Câmara de Itapevi, Marcos Ferreira Godoy, o Teco; o presidente da Câmara de Barueri, Antonio Furlan, os vereadores itapevienses Luciano de Oliveira Farias – também como presidente da Câmara Oeste – Sebastião Teixeira Matos, Pastor Adão Gregório e Norival Druzian; o vereador de Cotia, Antonio Carlos de Melo Sá, o Kalunga; e os vereadores de Jandira, Altamir Cypriano da Silva, o Mi, Aluízio Ferreira da Silva, Cícero Amadeu Romero Duca, o Cebolinha e Roberto Rodrigues, o Betinho, além do ex-prefeito de Jandira, Braz Paschoalin.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.