Deputado realiza palestra sobre Meio Ambiente em Itapevi

O deputado estadual João Caramez realizou sábado, 28/05, na Kolping Cardoso, em Itapevi, palestra sobre o Meio Ambiente no evento “Dia D- Missão”, promovido pela Diocese de Osasco em comemoração ao mês missionário. Organizado pelos fiéis que integram o Ministério da Intercessão- Núcleo Itapevi, Jandira e Barueri, o encontro contou com a presença de membros da renovação carismática católica da região.

O parlamentar falou do efeito estufa, das mudanças climáticas e ressaltou a responsabilidade de todos na preservação do Planeta. “O poder público tem uma grande responsabilidade, mas é inegável que todos, sem exceção, devem fazer a sua parte”, disse Caramez enfatizando a importância da discussão em todos os núcleos da sociedade na busca de soluções sustentáveis para combater o aquecimento global.

Também explanou sobre a importância da Política Estadual de Mudanças Climáticas, sancionada pelo Estado, em 2009. “O principal avanço com a nova legislação é a meta de redução de 20% da emissão de gases de efeito estufa até 2020. Com isso, São Paulo trabalha para construir uma economia sustentável”, explicou. “Além da redução da emissão de gases do efeito estufa, serão realizadas ações para aumentar a parcela de fontes renováveis de energia, prevenir e adaptar alterações produzidas pelos impactos das mudanças climáticas e preservar e ampliar os estoques de carbono no Estado”, explicou.

Para a coordenadora da Renovação Carismática Católica da região, Roselaine Aparecida Faria, a palestra do deputado Caramez foi importante pois “favoreceu o entendimento de que devemos preservar o que Deus nos deixou. Temos que zelar pela terra em que vivemos”.

A organizadora do evento, Fátima Silva, também avaliou positivamente a explanação. “Foi uma palestra muito explicativa na qual recebemos orientação sobre  questões de preservação ambiental e ainda conhecemos um pouco do trabalho do deputado, que tem feito a sua parte nesse processo. É realmente um grande exemplo para todos”, citou.

Além de ser o único deputado que neutraliza as emissões de carbono, por meio do plantio de árvores, o deputado João Caramez atua em várias ações socioambientais. É coordenador das Frentes Parlamentares das Hidrovias e de Apoio à Mineração e autor da lei que instituiu a “Semana de Preservação do Rio Tietê”, comemorada anualmente, na semana do dia 22 de setembro, com o objetivo de mobilizar a sociedade e os poderes públicos sobre a adoção de medidas de preservação e utilização do Rio Tietê.

Caramez também é o único político premiado com o selo Carbono Cidadão, um certificado que atesta que o parlamentar contribui para o projeto de neutralização de emissão de gases como o dióxido de carbono (CO2), que são emitidos na natureza, gerando o efeito estufa e as mudanças climáticas inesperadas.

Caramez ministra palestra sobre meio ambiente
Fátima faz agradecimento ao deputado Caramez

Texto: Assessoria de Imprensa- Fotos: A. C. Paraíba

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.