Caramez recebe Selo Carbono Cidadão na 10ª Conferência Latino Americana de Preservação ao Meio Ambiente

Em reconhecimento pelos trabalhos realizados em prol da defesa e preservação do meio ambiente, quinta-feira, dia 09/06, o deputado estadual João Caramez recebeu pela quarta vez consecutiva o Selo Carbono Cidadão. A solenidade de entrega aconteceu 10ª Conferência Latino Americana de Preservação ao Meio Ambiente, promovida pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O prêmio Selo Carbono Cidadão é um certificado que comprova a contribuição do parlamentar para o projeto de neutralização de emissão de gases como o dióxido de carbono (CO2) que são emitidos na natureza, gerando o efeito estufa e as mudanças climáticas inesperadas que alteram as correntes marítimas, a elevação do nível dos oceanos e provoca incêndios em áreas florestais.

O presidente do IBDN, Rogério Iório, falou da importância da atuação de Caramez nesse trabalho de preservação do meio ambiente, ressaltando que o deputado representa um exemplo para todos.

João Caramez é o primeiro deputado estadual a realizar o plantio de mudas de espécies nativas para neutralizar a emissão de carbono produzido em seu gabinete. No dia 26/05, para neutralizar a emissão de carbono de seu gabinete, na Assembleia Legislativa do Estado, o parlamentar realizou o plantio de cem mudas de espécies nativas no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo.

O deputado é coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração (FPAM) e da Frente Parlamentar de Hidrovias (FPH), ambas diretamente relacionadas com o meio ambiente. A FPH pauta-se na relevância e urgência de se promover o transporte sustentável, priorizando o aumento da utilização de modalidades com maior eficiência energética, menor queima de combustíveis fósseis e menor emissão de quantidade de poluentes por unidade transportada, como a hidrovia.

Já a FPAM tem como uma de suas principais propostas a criação de um órgão gestor de mineração representativo na esfera estadual, ação considerada essencial para que São Paulo tenha uma política que promova o conhecimento e melhore o aproveitamento econômico e social dos recursos do setor mineral.

Caramez agradeceu a honraria e salientou a importância da implementação de ações para combater o aquecimento global. Falando sobre o tema da 10ª Conferência: “Sustentabilidade, Política Nacional de Resíduos Sólidos”, reforçou que São Paulo já atua nesta frente e agora dará um importante passo na configuração do trabalho com a aprovação do Projeto de Lei Complementar 6/2005 pela Assembleia Legislativa paulista.

De iniciativa do governador Geraldo Alckmin, a proposta trata sobre a reorganização da Região Metropolitana da Grande São Paulo e abre um novo caminho de desenvolvimento e implementação de políticas públicas para esta região em um sistema conexo de gestão no que se refere às funções públicas de interesse comum, como destinação dos resíduos sólidos, transporte, habitação, saneamento ambiental, uso e ocupação do solo.

Participaram da 10ª Conferência Latino Americana de Preservação ao Meio Ambiente os vereadores Gilberto Natalini e Celso Jatene, o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi e representando a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, André Kovacs.

Caramez recebe certificado do IBDN
Caramez participa da 10ª Conferência Latino Americana de Preservação do Meio Ambiente

Texto: Assessoria de Imprensa- Fotos: A. C. Paraíba

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.