Codesp recebe integrantes da Frente Parlamentar Parte 2

A Cia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) recebeu nesta terça-feira, 29 de agosto, durante a reunião do Comitê do Sistema para Gestão do Tráfego Portuário, alguns dos integrantes da Frente Parlamentar das Hidrovias (FPH) que apresentaram o trabalho desenvolvido nos últimos meses.

Lançada na Assembléia Legislativa em maio passado, por iniciativa do deputado João Caramez, que hoje é seu coordenador, a FPH já realizou quatro reuniões e tem um intenso calendário de ações a cumprir, até atingir o seu objetivo final: a entrega ao próximo Governo do Estado de um Plano Estadual das Hidrovias.

A reunião foi aberta e coordenada pelo Diretor de Infra-Estrutura e Serviços da Codesp, Sr. Arnaldo de Oliveira Barreto. Ele se referiu ao trabalho da frente como fundamental para que a hidrovia seja mais utilizada, de forma a aliviar o tráfego rodoviário, mas ao mesmo tempo, funcionando de forma integrada aos modais rodoviário e ferroviário.

Observou ainda,  que o Porto de Santos está se preparando estruturalmente para  aumentar, de forma significativa, o volume de cargas embarcadas e desembarcadas.

Na seqüência, Osvaldo Rosseto, do Departamento Hidroviário, que integra a FPH, deu início a sua exposição. Afirmou que a Hidrovia Tietê-Paraná, já em funcionamento, tem capacidade para transportar 20 milhões de toneladas, mas que apenas 20% dessa capacidade são utilizados. Apesar disso, “o modal é o que mais cresce no Estado”, destacou. Mostrou ainda, comparativo sobre as vantagens do modal hidroviário em relação aos outros modais, entre elas, o valor do frete. Rosseto concluiu sua intervenção agradecendo o empenho do deputado João Caramez para que a frente fosse formada.

Em sua intervenção, o deputado João Caramez explicou sobre o funcionamento da frente, que desde o seu lançamento, em maio, vem se reunindo todas as primeiras terças-feiras de cada mês. Em sua avaliação, embora ainda haja muito a fazer para atingir o objetivo final, a FPH já está alcançando pelo menos parte dos objetivos para os quais foi criada. Exemplo disso são os quatro grupos de trabalho formados dentro da frente, que assumiram, cada um, a responsabilidade pela discussão de um tema relevante para o incremento do modal hidroviário no Estado.

Para finalizar a apresentação dos integrantes da FPH, o representante do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), João Gomes, apresentou um breve panorama do sistema de transporte hidroviário no Tietê-Paraná.

Dada a importância das hidrovias na logística das importações e exportações que passam pelo Porto de Santos, um representante do Comitê do Sistema para Gestão do Tráfego Portuário deverá integrar, de agora em diante, a Frente Parlamentar das Hidrovias como membro-colaborador.

Sobre a FPH
A Frente Parlamentar das Hidrovias (FPH) foi lançada no dia 9 de maio passado por iniciativa do deputado João Caramez (PSDB/SP), que hoje é seu coordenador geral. Promove reuniões mensais buscando soluções que permitam incrementar o transporte hidroviário no Estado de São Paulo, integrando-o a outros modais.

Tem por objetivos defender a hidrovia como fator de integração regional e impulsionadora de modal de transportes; fomentar o aproveitamento múltiplo da hidrovia e sua exploração comercial; desenvolver de forma sustentada o potencial turístico, cultural, de lazer e esportivo da hidrovia; apoiar projetos de preservação e recuperação do rio Tietê; e viabilizar projetos e investimentos para os municípios situados na área lindeira da Hidrovia Tietê-Paraná.

O calendário de trabalho da Frente Parlamentar das Hidrovias já tem datas e temas definidos até o final deste ano:
5 de setembro – Institucionalização do Órgão Gestor das Hidrovias;
10 de outubro – Logística;
7 de novembro – Regulação, Política Tributária e Política Ambiental;
5 de dezembro – Definição de um Plano de Comunicação/Marketing.

A FPH já conta com a adesão de 21 deputados estaduais, autoridades aduaneiras, diversos representantes de municípios lindeiros, entidades do terceiro setor, além de empresários que atuam no segmento.

Mais informações:
Solange Melendez (11) 9624-0542 e Caio Prates (11) 9911-2151
Assessoria de Imprensa do deputado João Caramez
Fone: (11) 3266-6088 ramais 202/215

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.