Comissão de agricultura discute combate à doença que atinge a citricultura

             Atendendo a requerimento do deputado João Caramez, a Comissão de Agricultura e Abastecimento da Assembléia realizou nesta terça-feira, 16/10, audiência pública para discutir estratégias de combate ao greennig”, doença que ameaça os laranjais paulistas.

            Estiveram presentes o Secretário de Agricultura, João Sampaio, técnicos da Secretaria, da Fundecitrus e de várias entidades de pesquisas e de setores do agronegócio de São Paulo que apresentaram relatórios sobre a situação da citricultura atingida pela praga e propuseram soluções para o seu controle. A mais urgente delas é a erradicação das plantas doentes, providência que, embora obrigatória, não vem sendo tomada pelos citricultores. Também foram sugeridas uma campanha de conscientização sobre os perigos da praga e o fortalecimento de pesquisas que possam levar à erradicação da doença, para a qual ainda não existe cura.

            O deputado Caramez declarou que vai propor a adoção de norma que libere para os citricultores seus créditos de ICMS desde que se comprometam a utilizar esses recursos na erradicação das plantas doentes.

            Técnicos da Secretaria de Agricultura afirmaram que não são apenas os laranjais que estão sendo atingidos pelo greening. A praga também afeta as murtas, árvores conhecidas como “dama-da-noite” e que não muito utilizadas como plantas ornamentais em cemitérios, ruas e avenidas. Os especialistas explicaram que as murtas também precisam ser destruídas, sem o que seriam inócuas todas as providências para acabar com a praga dos laranjais.

                            

                         

                          o secretário da agricultura João Sampaio e o deputado João Caramez

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.