Dia da Mineração é comemorado por representantes do setor

O deputado estadual João Caramez, coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração, participou quinta-feira, dia 09/09, da reunião Plenária do Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração-Comin, em comemoração ao “Dia Estadual da Mineração”, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo- Fiesp. 

Além do coordenador do Comin, Tasso Toledo Pinheiro, e de representantes de sindicatos do setor, também participaram do evento o diretor de Assuntos Minerários do  Instituto Brasileiro de Mineração- IBRAM, Marcelo Ribeiro Tunes, que proferiu palestra sobre o Panorama da Mineração Brasileira, e o secretário Adjunto da Secretaria do Meio Ambiente, Casemiro Térsio, que prestou esclarecimentos sobre as ações da secretaria relacionadas à atividade mineraria. 

Autor do projeto de lei que instituiu o Dia Estadual da Mineração, o deputado Caramez lembrou que no dia 9 de setembro de 2008 foi realizado o lançamento oficial do Relatório da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração, que apresenta um diagnóstico e as principais propostas para políticas públicas para o setor. 

Caramez ressaltou que a principal bandeira de luta da FPAM e para a qual vai continuar se empenhando é a criação de um órgão gestor que centralize todas as ações ligadas à mineração.  

Ao afirmar que os problemas que o setor vem enfrentando com relação às exigências contidas na Resolução 28 da Secretaria do Meio Ambiente, decorrem, principalmente, da ausência desse órgão, ressaltou que os mineradores têm desenvolvido uma nova mentalidade e responsabilidade sócio-ambiental. “Aqueles que vêm promovendo a recuperação ambiental, inclusive de forma voluntária, poderiam receber um tratamento diferenciado na renovação de suas licenças”, defendeu o deputado, sugerindo a instituição de um selo verde.  

 

Daniel Debiazzi e Tasso de Toledo acompanham explanação de João Caramez
Caramez ressalta bandeiras da FPAM em evento na Fiesp

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.