Discurso do deputado João Caramez na Assembleia Legislativa

 

Caramez discursa na Alesp

Pronunciamento aconteceu dia 02/03/11, no Plenário Juscelino Kubistchek, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

Nunca foi tão difícil subir a esta tribuna, tamanha a emoção e o sentimento de contentamento que sinto. Hoje, cinco meses após as eleições quero compartilhar com vocês a minha alegria, a vitória que obtivemos no TSE e que permitirá a nossa posse no dia 15 de março para o exercício do quarto mandato nesta Casa de Leis.

Não há como dimensionar a emoção que sinto neste momento, o quão importante é ter a dignidade restabelecida, e ver respeitados os quase 100 mil eleitores que depositaram sua confiança em meu trabalho.

Com toda a certeza, este é um dos momentos mais importantes da minha vida pública. Hoje, posso respirar aliviado, porque com a decisão do TSE, que confirmou a legitimidade da nossa candidatura, a tormenta chegou ao fim.

 Desde julho do ano passado enfrento uma batalha judicial para provar que não estou enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

 Amigos, aguardar este julgamento foi um verdadeiro martírio.

Vocês não imaginam como é difícil enfrentar uma campanha eleitoral com recurso em andamento no TSE. Vocês não imaginam o quanto nos prejudicou as campanhas sórdidas e caluniadoras movidas em função de um crime que eu não cometi. Vocês não imaginam a dor sentida quando sofremos acusações infundadas que colocam a prova uma vida inteira dedicada a representar dignamente a sociedade.

Mesmo diante dessas adversidades, nossa campanha eleitoral teve que continuar. Foi difícil. Mas Deus nos deu força e assim eu e meus assessores, bravos guerreiros que enfrentaram inúmeras ofensas e jamais esmoreceram, seguimos firmes durante toda a campanha. Cumprimos nossa farta agenda de trabalhos e com a graça de Deus e o apoio dos amigos conseguimos vencer as eleições.

Mas a nossa candidatura continuava pendente de decisão, angustiando não só a mim, mas também a meus familiares, amigos e eleitores, que permaneceram clamando por justiça.

Fui reeleito, mas estava impedido de comemorar os 98.709 votos recebidos, que me credenciaram a continuar sendo um representante do povo na Assembleia Legislativa.

Vivenciei uma situação extremamente constrangedora diante de toda a população e, especialmente, diante dos que me honraram com o seu apoio e a sua confiança.

Esta interminável espera pela decisão da justiça foi uma grande tortura. Vocês não imaginam o quanto sofri ao ver a minha vida pública invadida injustamente. Eu, que na juventude fui um professor de matemática, que jamais pensou em seguir a carreira política. Mas me rendi à influência do meu saudoso pai, Rubens Caramez, um guerreiro que lutou pela emancipação da minha cidade natal, Itapevi, e que foi também o seu primeiro prefeito.

Meu pai me trouxe à vida pública. Devo a ele tudo o que sou. Seu apoio e exemplo de dignidade e honradez me impulsionaram a seguir esse caminho, assumindo, aos 25 anos, a vice-prefeitura de Itapevi.

Somente aceitei disputar a eleição porque o meu pai me incentivou. Ele esteve ao meu lado durante toda a campanha.

O que para mim representou o início de uma nova vida, para ele, era a preparação de seu substituto. Imagine, nunca poderia substituí-lo. Meu pai é insubstituível.

Mas quis a vida mudar a história. E assim, um mês antes de ser eleito, perdi a minha fortaleza. O meu pai partiu. O homem que me incentivou, que me mostrou que um cidadão deve ser digno e trabalhar honestamente, se foi. O homem que lutou para que eu adentrasse na vida pública não estava mais entre nós.

A minha grande batalha começou assim, sozinho, sem a presença do meu herói, fisicamente, mas com toda certeza do mundo, ao meu lado em espírito e amor. Essa força paterna me conduziu adiante, dando-me forças para seguir firme e forte a minha trajetória na vida pública.

Com fé em Deus e a bênção do meu pai lutei para ser prefeito de Itapevi. Sofri duas derrotas, mas como um bom descendente de espanhóis, não desisti. E, em 1993, fui eleito prefeito de Itapevi.

Segui o exemplo de meu pai, homem público sério e preocupado com o destino de sua comunidade. Seu exemplo serviu de motivação para que eu cumprisse com integridade o meu mandato a frente do município de Itapevi.

A população é testemunha da árdua luta que travei em nome da cidade A semente de desenvolvimento foi plantada. E a prova de que a população aprovou o meu trabalho foi a eleição de nosso sucessor para a continuidade da proposta de desenvolvimento que implantei.

Com o sentimento de dever cumprido, deixei o governo municipal e segui para o legislativo estadual, com o intuito de ampliar esse trabalho e participar ativamente dos debates sobre a política do Estado e do país.  Em 1998, fui então eleito deputado estadual, pela primeira vez.

Dois anos depois, em 2000, fui surpreendido pelo grande amigo e mestre, o saudoso governador Mário Covas, que me convidou para ser secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo.

Vivi uma experiência inesquecível ao trabalhar com esse grande homem que me ensinou muitas lições na vida. Foi Covas que me mostrou que diante da adversidade, só há três atitudes possíveis: enfrentar, combater e vencer. E eu sou prova viva de que isso é possível.

Permaneci na Casa Civil até 2002, no governo de Geraldo Alckmin, outro grande amigo que acompanhei com a mesma lealdade e ética que tem pautado minha atuação.

Então, voltei a esta Casa de Leis onde permaneço até hoje.

Durante todo esse período integrei a bancada do PSDB, partido que me acolheu e do qual sou Vice-Presidente do Diretório Estadual.

Orgulho-me por pertencer ao mesmo partido do governo do Estado, lutando pela implementação de políticas públicas que visam o desenvolvimento sustentável.

Fui indicado pela ONG Voto Consciente, que acompanha as atividades do parlamento paulista, como o 10° melhor deputado da Assembleia Legislativa.

Desenvolvendo um trabalho sério, ético e transparente, voltado para o bem público, estou na política há 35 anos, porque acredito que esta é a sua finalidade. Tanto é que apesar de todas as críticas que se faz à classe política, à generalização de que todo o político é desonesto, nunca perdi meu entusiasmo e a firme convicção de que somente por meio da política, é possível conquistar avanços para a sociedade.

Por isso, sempre me dediquei com grande empenho e respeito a essa nobre missão, honrando a confiança que me foi depositada, para que os meus filhos, assim como todas as pessoas que me apoiam se orgulhem de mim, como eu me orgulho do meu pai, do meu grande mestre Mário Covas e de todos que tem contribuído para a história do nosso país, colocando o interesse público acima de qualquer benefício pessoal.

Não tenho, portanto, qualquer receio de defender todos os atos que pratiquei, na certeza de que tudo que fiz foi no sentido de proteger e defender o interesse da população.

E foi por isso que mesmo diante dessa grande adversidade nunca desisti. Sempre soube que a justiça seria feita.

Essa força e confiança vieram da certeza da minha inocência, confirmada agora com a decisão do TSE.

Essa força veio de cada gesto amigo recebido nos corredores desta Casa. Palavras de confiança e apoio e o olhar fraterno daqueles que confiaram na minha integridade e honestidade e que hoje comemoram conosco esta importante conquista.

Sei que todas essas manifestações de carinho e solidariedade foram sinceras, porque a nossa convivência comprova isso. Independente das divergências partidárias, aqui o coleguismo é perene.

Amigos deputados e funcionários desta Casa não tenho como agradecer tamanho apoio. Saibam que aqui sempre terão um grande amigo.

Um amigo que carrega no sangue a vida pública. Foi assim que construi os meus 35 anos de trabalho, com honestidade e amor pelo que faço, honrando cada voto e apoio recebido ao longo do caminho.

Caminho em que fiz grandes amigos e que conheci grandes companheiros. Amigos que carrego comigo e que sempre estão presentes seja nos momentos bons ou ruins.

Por isso, hoje venho aqui dividir com vocês meus amigos, essa nossa grande vitória. A vitória da justiça, a vitória da verdade, a vitória da honra. Vitória das milhares de pessoas que acreditaram na minha inocência e defenderam a minha candidatura.

Agradeço o apoio, a fé e a amizade de todos que sempre estiveram ao meu lado nessa que foi uma das fases mais difíceis da minha vida.

Agradeço a Deus por me fortalecer em vida, fé e coragem para superar todas as adversidades dessa longa e angustiosa espera.

Agradeço a minha esposa e aos meus filhos que sempre estiveram ao meu lado e me deram força e amor para superar este momento difícil.

Agradeço aos meus assessores destemidos e aos meus eleitores que depositaram o seu voto de confiança, possibilitando a continuidade do meu trabalho como representante do povo.

Como diria o nosso grande ídolo e herói Ayrton Senna: “Deus é o dono de tudo. Devo a Ele a oportunidade que tive de chegar onde cheguei. Muitas pessoas têm essa capacidade, mas não têm a oportunidade. Ele a deu para mim, não sei porque. Só sei que não posso desperdiçá-la.”

Não posso e não vou desperdiçá-la, tenham certeza. Reitero aqui o meu compromisso de continuar honrando cada voto e apoio recebido.Vou continuar trabalhando com a mesma dedicação, ética e respeito à causa pública.

Muito obrigado pela confiança. Contem sempre comigo. Um grande abraço a todos. 

Crédito/foto: José Antonio Teixeira/Alesp

4 comentários em “Discurso do deputado João Caramez na Assembleia Legislativa

  1. Alexandre Ribeiro Mustafa disse:

    Notícia que sabíamos que viria e que esperávamos com muita ansiedade. A Justiça foi restabelecida. Estamos extremamente felizes e celebrando conjuntamente com o nosso Deputado Caramez, com sua equipe e com todos os eleitores que nos acompanharam e acreditaram na nossa sugestão de voto. Abraços

  2. A angústia da espera por justiça teminou com a verdade dos fatos. Aguardamos com desvelo o resultado, para rir por último. Aos opositores, nos resta aconselhar muita resignação pois a justiça tarda…mas não falha. Parabéns Deputado pela grande vitória!

  3. Osmar Faria disse:

    Caro Amigo – Fico muito contente de continuar tendo o amigo Deputado Caramez como nosso interlocutor. A luta continua e seremos os próximos a passar pelo crivo dos eleitores e vamos precisar muito da sua valiosa ajuda. Temos ainda muita coisa a fazer, agora é hora de arregaçar as mangas e partir trabalhando. Contamos com o apoio do amigo Caramez nessa caminhada. Aguardamos uma visita sua. Receba um fraterno abraço do amigo de sempre Osmar Faria

  4. Deputado somente quem tem Deus no coração pode enfrentar tantos obstáculos e ultrapassá-los com dignidade. Foi muito dura a provação, mas o senhor venceu.
    Força, continue sua luta, conte conosco sempre.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.