Estudantes de Itaquá assistem palestra de Caramez sobre transporte hidroviário

O coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias, deputado estadual João Caramez, ministrou segunda-feira, dia 28/06, uma palestra sobre o transporte hidroviário para alunos do ensino médio da rede estadual de ensino de Itaquaquecetuba, na Diretoria Regional de Ensino. Com a presença da dirigente regional de ensino, Rosânea Morales, diretores, coordenadores e professores e mais de 100 estudantes, o parlamentar falou sobre “Transporte Hidroviário e Hidroanel Metropolitano – Alternativas para uma logística mais limpa e eficiente”.

A palestra, que também foi acompanhada pelos vereadores Celso Reis, Roberto Letrista e Rolgaciano Fernandes Almeida e pelo coordenador da Exposição Hidrovia Tietê-Paraná, Miguel Ribeiro, integrou a Exposição Hidrovia Tietê-Paraná, aberta para visitação pública na diretoria, de 24 a 29/06. A mostra faz parte do Projeto Tietê nas Escolas desenvolvido pelo Departamento Hidroviário.

Na explanação, Caramez abordou os trabalhos da FPH e suas ações para promover o melhor aproveitamento da hidrovia Tietê-Paraná e defender o uso múltiplo dos recursos hídricos. Destacou também a importância da logística do transporte como instrumento estratégico e a implantação da intermodalidade, transferindo carga da rodovia para os modos não rodoviários.

O deputado falou sobre o Hidroanel Metropolitano e os benefícios da conexão intermodal na região metropolitana de São Paulo e sobre a Política Estadual de Mudanças Climáticas que tem como meta reduzir em 20% a emissão de gases de efeito estufa até 2020. Ao explicar a importância do transporte hidroviário, Caramez salientou que este é um modal que oferece maior eficiência energética, menor impacto ambiental, menor consumo de combustível fóssil, menor emissão de gases poluentes, menor custo operacional e, ainda, menores índices de acidentes.

Os alunos acompanharam atentamente a explanação e ao final do encontro tiveram suas dúvidas esclarecidas pelo palestrante. “Temos que procurar contribuir com ações em prol do nosso planeta. É importante que haja mudança de comportamento e vocês são os grandes personagens desta luta”, afirmou Caramez.

Agradecendo ao parlamentar pela explanação, a dirigente de ensino ressaltou a importância do tema. “Aprendemos muito com esta importantíssima palestra que vem ampliar a visão de mundo dos alunos”, informou Morales cumprimentando o deputado pela iniciativa.

Trazendo um amplo material informativo, composto por painéis fotográficos, maquetes e amostras de água coletadas em diversos pontos ao longo do rio Tietê, a Exposição Hidrovia Tietê-Paraná foi visitada por quase dois mil alunos da rede estadual de ensino de Itaquá. Percorrendo o estado, a mostra já esteve em dezenas de cidades e recebeu a visita de mais de 100 mil estudantes.

Alunos assistem palestra do deputado em Itaquá
Ribeiro, Morales e Reis acompanham explanação de Caramez

 

Reis, Ribeiro e Caramez com educadores e estudantes de Itaquá

Texto: Assessoria de Imprensa- Fotos: A. C. Paraíba

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.