Frente das Hidrovias promove 4ª reunião itinerante em Barra Bonita

Ambientalistas, autoridades políticas, representantes de órgãos do governo do estado de São Paulo e empresários participaram sexta-feira, dia 19/06, da 4ª reunião itinerante da Frente Parlamentar das Hidrovias (FPH), a bordo do navio San Marino, numa viagem sobre o rio Tietê. Cerca de 200 pessoas participaram do evento que foi coordenado pelo deputado estadual João Caramez. A reunião, que contou com o apoio da Prefeitura de Barra Bonita, trouxe para o debate o transporte hidroviário e o incremento da sua utilização para o desenvolvimento do Estado de forma sustentável.
O embarque aconteceu pela manhã, em Barra Bonita. No percurso, além de participarem do seminário “Transporte Hidroviário – Solução de Desenvolvimento Econômico que Respeita o Meio Ambiente”, os integrantes da embarcação também tiveram a experiência de viajar rio acima até a eclusa (elevador de águas que serve para subir ou descer embarcações) da cidade e acompanhar a experiência de transpor os desníveis causados pelas barragens. A viagem acabou no final da tarde, com desembarque em Jaú.
Em sua explanação, o deputado João Caramez, coordenador da Frente Parlamentar das Hidrovias, falou da importância do encontro e destacou os benefícios da utilização do transporte hidroviário. “Hoje, o mundo exige de todos uma mudança de comportamento. Já que o transporte hidroviário é o modal que causa menor impacto ao meio ambiente, transportando o maior volume de carga com menor gasto de combustível, este é um momento para que a hidrovia ganhe maior destaque, pois contribui para a redução de emissão de gases de efeito estufa”, salientou.
Para o ambientalista Mário Mantovani, diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, o evento foi extremamente positivo, pois “fortaleceu o trabalho de fomentação da hidrovia”. Mantovani também enfatizou a necessidade do apoio ao modal hidroviário. “Temos que estar atentos aos novos tempos. O transporte hidroviário é uma boa idéia que faz parte destes novos tempos. Por isso, vamos em frente com este novo desafio.”
Também participaram do evento o diretor do departamento Hidroviário da Secretaria de Estado dos Transportes, Frederico Bussinger, o coordenador de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, José Roberto dos Santos, o comandante da Capitania dos Portos de Barra Bonita, capitão Marco Antônio Dutra Janino, o prefeito de Barra Bonita e presidente do Consórcio Intermunicipal Tietê Paraná (CITP), José Carlos de Mello Teixeira, além de integrantes da FPH, prefeitos, vereadores e representantes do setor empresarial interessados no melhor aproveitamento da Hidrovia Tietê Paraná.
 
Hidrovia e Meio Ambiente
 
No cenário de discussões sobre mudanças climáticas, não se pode admitir peso menor ao transporte de qualquer natureza na emissão de gases de efeito estufa. Assim sendo, o trabalho realizado pela Frente Parlamentar das Hidrovias-FPH pauta-se na relevância e urgência de se promover o Transporte Sustentável, por meio da mudança da matriz de transportes, priorizando o aumento da utilização de modalidades com maior eficiência energética, menor queima de combustíveis fósseis e com menor emissão de quantidade de poluentes por unidade transportada, como a hidrovia, a ferrovia e a dutovia.
Como um dos modais de transporte que causa menor impacto ambiental, o transporte hidroviário não pode deixar de ser destacado na Política Estadual de Mudanças Climáticas. Nossos rios navegáveis, tais como o Piracicaba, Paranapanema, Paraíba do Sul, Grande, dentre tantos outros, assim como o conjunto de reservatórios hídricos munidos de eclusas como aqueles do Sistema Tietê-Paraná, representam o maior patrimônio natural que viabiliza um transporte – tanto de cargas como de passageiros – ambientalmente limpo, infraestruturalmente barato e operacionalmente seguro, com os menores índices de queima de combustíveis fósseis e de emissões de carbono na atmosfera, se comparado aos modais aeroviário, rodoviário e ferroviário.
 
Sobre a Frente Parlamentar das Hidrovias
 
Criada, em 2006, pelo deputado estadual João Caramez (PSDB), a Frente Parlamentar das Hidrovias é composta por mais de 30 deputados e tem o objetivo de incrementar a utilização racional e integrada dos recursos hídricos do Estado de São Paulo para o transporte de cargas e passageiros e desenvolver o seu potencial econômico, em conjunto com as entidades representativas do setor.
Deputado Caramez discursa durante evento em Barra Bonita
Caramez e visitantes durante a viagem sobre o rio Tietê
Deputado Caramez acompanhado de autoridades da região na eclusa

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.