Frente das Hidrovias realiza 1ª reunião itinerante em Anhembi

A Frente Parlamentar das Hidrovias (FPH), coordenada pelo deputado João Caramez (PSDB), realizou na tarde de sexta-feira, 9/5, a primeira reunião itinerante do grupo de trabalho, na cidade de Anhembi, para divulgar o relatório nos municípios lindeiros à hidrovia Tietê/Paraná, com o objetivo de sensibilizar essas cidades para o implemento de uma política pública para este modal de transporte.
Participaram do encontro, o vereador de Anhembi, Raul Marcel da Silva, que foi o anfitrião do evento; Osvaldo Rosseto, do Departamento Hidroviário; o comandante da Marinha, Rogério Paulo de Araújo, da Capitania Fluvial de Barra Bonita; Luiz Flaviano, coordenador de Turismo da Secretaria de Estado de Esportes e Turismo de São Paulo; além de empresários, autoridades políticas da cidade e região e representantes do Sebrae.
“Nosso principal objetivo, além de divulgar o relatório dos trabalhos de 2006/2007 da Frente é informar e explicar a toda a sociedade que a Hidrovia não vem concorrer com o transporte rodoviário e ferroviário, mas sim complementar essas modalidades”, explicou o deputado João Caramez ao abrir o evento.
Estudos recentes apontam que em 15 anos o transporte de carga vai dobrar. “Por isso, precisamos desde já buscar alternativas viáveis para atender a essa nova demanda. E o transporte hidroviário é, sem dúvida, o meio mais eficiente para dar conta disso”, completou Osvaldo Rosseto, que informou aos presentes em primeira-mão que o governo Federal promoveu na semana passada, em Brasília um encontro entre representantes de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Paraná, para discutirem um plano diretor conjunto e integrado sobre a Hidrovia Tietê/Paraná, já que esses cinco estados fazem uso do rio.
A notícia foi recebida com entusiasmo pelos presentes. Essa iniciativa, assim como a medida provisória baixada recentemente pelo Governo Federal que autoriza os setores que não tenham carga própria a construírem terminais nas hidrovias tendem a estimular e agilizar o modal hidroviário.
O evento possibilitou a troca de experiências entre os interessados e análises pontuais sobre a situação dos portos da região e também contou com a exposição itinerante Hidrovia Tietê Paraná, que faz parte do Projeto Tietê nas Escolas, coordenada por Miguel Ribeiro.
Festa do Divino
Antes da reunião da Frente, o deputado Caramez visitou o barracão dos festeiros que celebram a Festa do Divino, na cidade. Atendendo pedido dos festeiros, o parlamentar se dispôs a intermediar junto ao Governo do Estado a liberação, para o próximo ano, de uma verba de R$ 100 mil para a reforma e ampliação do barracão, local de grande importância para a realização do evento religioso, que aconteceu no sábado, 10.
A Festa do Divino é uma procissão de barcos no Rio Tietê, que atrai milhares de pessoas para o encontro da Irmandade do Divino Espírito Santo, perpetuando uma das festas mais tradicionais do Estado.
Eventos reuniu políticos de vários municípios da região de Anhembi
Deputado foi recebido pelos festeiros que realizam a Festa do Divino

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.