Frente Parlamentar de Hidrovias retoma os trabalhos

        Sob a coordenação do deputado estadual João Caramez, a Frente Parlamentar de Hidrovias (FPH) retomou quinta-feira, dia 12, as reuniões de trabalho, no Plenário D. Pedro I da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Na pauta, o cronograma de ações para o ano de 2009.
         Um dos pontos debatidos na reunião foi a importância de se dar continuidade às reuniões itinerantes da FPH, acompanhadas da exposição sobre o Rio Tietê, e desenvolver ações para viabilizar as propostas apresentadas no Relatório 2007.
         De acordo com o diretor do Departamento Hidroviário, Frederico Bussinger, a implantação do Hidroanel e a extensão da hidrovia Tietê-Paraná até Salto, por ele defendidas na última reunião, são propostas que já tiveram um grande avanço com os investimentos que estão sendo discutidos em nível federal, juntamente com os outros cinco estados envolvidos.
         O coordenador de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Desenvolvimento, José Roberto dos Santos, destacou o trabalho que está sendo desenvolvido pelo órgão, junto à Comissão de Assuntos Tributários, para dar apoio político às propostas referentes à política tributária do setor, que constam no relatório da FPH.
         Outro assunto abordado foi o estudo do Projeto de Lei nº 1, de 2009, que institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), de autoria do governador José Serra. O projeto tem como objetivo reduzir a emissão de gases de efeito estufa, por meio de várias providências, entre elas, a adoção de medidas que priorizem o transporte sustentável (art. 16).
          Também ficou definida na reunião a apresentação de propostas de emendas ao projeto incentivando o transporte hidroviário e a realização de um fórum de debates para ampliar a discussão.
         “Já que o transporte hidroviário é o modal que causa menor impacto ao meio ambiente, transportando o maior volume de carga com menor gasto de combustível, este é um momento para que a hidrovia ganhe maior destaque, pois contribui para a redução de emissão de gases de efeito estufa”, afirmou o coordenador da Frente, deputado Caramez.
         Para discussão das propostas de aperfeiçoamento do projeto, ficou agendada reunião da FPH para o dia 3 de março.
Frederico Bussinger, diretor do DH, deputado Caramez e José R. dos Santos, coordenador de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Desenvolvimento
Primeira reunião de 2009 da FPH no Plenário Pedro I da Assembleia Legislativa

       

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.