Frente parlamentar debate hidrovia Tietê-Paraná

A Frente Parlamentar das Hidrovias, coordenada pelo deputado João Caramez, recebeu nesta terça-feira, 16/09, o atual Diretor do Departamento Hidroviário e Diretor Presidente da Cia Docas de São Sebastião, Frederico Bussinger.
 
Profundo conhecedor de logística de transportes, Bussinger apresentou as perspectivas do sistema hidroviário paulista, diante do cenário atual de crise energética, congestionamento urbano, escassez de alimentos e ameaças ambientais. 
 
Após mencionar alguns dados que demonstram as vantagens do modal hidroviário, Bussinger destacou alguns gargalos da hidrovia que impedem o seu melhor aproveitamento e apresentou propostas inovadoras, tanto no que se refere à integração da Hidrovia com o Porto de São Sebastião, através da dutovia para o escoamento do etanol, bem como em relação à conclusão de um Hidroanel, com conexões ferroviária e rodoviária.
 
Segundo ele, a cidade de São Paulo é bastante privilegiada, já que é banhada pela represa Billings e os rios Tietê e Pinheiros. Por isso, poderia planejar a criação de um hidroanel viário, assim como já se investe nos rodoanéis e ferroanéis. Por fim, citou exemplos de outras grandes cidades, como o caso de Paris, que faz seu transporte de materiais da construção civil em barcaças.

Já Caramez lembrou que um dos principais pontos defendidos pela FPH foi a instituição de um novo modelo de órgão gestor das hidrovias, com autonomia e quadro próprio. Por isso, ele enfatizou a importância de o Governo encaminhar à Assembléia Legislativa proposta neste sentido para dar mais eficiência e agilidade às ações em favor da hidrovia. Segundo ele, o Parlamento é o canal de ligação entre a sociedade e o Executivo. “Por isso, é tão importante que esses temas sejam debatidos nesta Casa”, ressaltou.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.