Governo divulga ranking ambiental dos municípios paulistas

           Na quarta-feira, 26, o deputado João Caramez (PSDB) participou de evento promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente que divulgou o ranking ambiental dos municípios paulistas, no Memorial da América Latina, zona oeste de São Paulo. Quarenta e quatro cidades receberam certificado por seu desempenho no Projeto Ambiental Estratégico Município Verde – Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.
            Lançado em junho de 2007, o projeto Município Verde surgiu como uma proposta de descentralização da agenda ambiental paulista, considerando que a base da sociedade está nas cidades. Dos 645 municípios paulistas, 614 aderiram ao programa, totalizando uma adesão de 95%, sendo que 332 entregaram o plano de ação completo, intitulado plano de metas, que permite à equipe do Município Verde avaliar o empenho do município através dos progressos ambientais apresentados na localidade.
            Cada município, dos 332, foi avaliado com uma nota, que pode variar de zero a 100. As 44 localidades que tiveram média acima de 80 receberam o certificado de Município Verde. As 16 cidades com o melhor desempenho em sua Bacia Hidrográfica também foram agraciadas com o prêmio Governador Franco Montoro – homenagem ao político e ex-governador do Estado de São Paulo – que pregava a importância da descentralização como forma de ação política para o fortalecimento dos municípios.
            Além do reconhecimento por meio da premiação, os municípios com melhor avaliação terão prioridade na obtenção de recursos junto ao Governo de São Paulo.
Deputado entrega prêmio Franco Montoro ao representante de Cabrália Paulista

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.