Serra entrega estações com qualidade de metrô na Linha Osasco-Grajaú da CPTM

O governador do Estado de São Paulo, José Serra, entregou domingo, dia 28/03, estações Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária, da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. O deputado estadual João Caramez, o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, o vice-governador Alberto Goldman e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também participaram da solenidade que marcou mais uma etapa do Plano de Expansão.

As estações passaram por uma reforma estrutural para alcançar a qualidade de metrô. “O essencial é transformar as linhas da CPTM em padrão de metrô”, disse Serra. “O dado importante é o conforto e a acessibilidade delas, inclusive com a introdução de elevadores que vão poder acolher de maneira adequada os novos trens. Com isso, nós vamos aproximando a CPTM – as linhas dos trens urbanos da qualidade de metrô, que é uma forma econômica de fazer Metrô”, citou.

 “O governador José Serra está preocupado em oferecer transporte de qualidade para a população”, afirmou o deputado Caramez ressaltando a importância do Plano de Expansão em que o Estado investirá, até o final de 2010, R$ 21 bilhões no sistema metro-ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, o maior investimento já feito no setor.

O Plano de Expansão está transformando a centenária ferrovia em um sistema moderno, com a qualidade do Metrô paulistano, que é referência mundial em quesitos como rapidez, segurança e limpeza. A Linha 9-Esmeralda foi a primeira experiência da CPTM na implantação desse padrão.

Além de elevador e novas escadas fixas, as novas estações têm bilheterias blindadas, salas operacionais e de atendimento ao usuário, nova infraestrutura para sistemas elétricos, eletrônicos, hidráulicos, sonorização, iluminação geral e de emergência, circuito fechado de TV, comunicação visual com painéis luminosos eletrônicos, detecção de incêndio, mapa tátil com botoeira, rota tátil e piso tátil de alerta, telefonia, entre outros.

Cada uma delas também conta com um novo edifício de acesso com dois andares e passarelas de acesso cobertas. Teve ainda obra de paisagismo e urbanização nos arredores das unidades e bicicletários.

Serra discursa durante inauguração
Serra discursa durante inauguração

Texto: Assessoria de Imprensa- Foto: A. C. Paraíba

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.