Mais de cem estudantes do Suburbano e Miraflores visitam exposição do rio Tietê

O terceiro dia da Jornada Comemorativa da Semana do Rio Tietê promovida pela Frente Parlamentar das Hidrovias, coordenada pelo deputado estadual João Caramez, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, segunda-feira, dia 26/09, contou com as presenças de 160 estudantes das escolas estaduais Prof. José Sérgio Pereira e Eliza Oliveira Ribeiro, situadas respectivamente nos parques Suburbano e Miraflores, no município de Itapevi.

Recepcionados por Caramez, os alunos visitaram a exposição Tietê nas Escolas, organizada pelo Departamento Hidroviário, no Hall Monumental da Casa de Leis. Depois, seguiram para o auditório Teotônio Vilela onde acompanharam explanação do parlamentar que salientou que a comunidade deve estar alerta e vigilante para a conservação da bacia hidrográfica paulista. O deputado explicou a importância do modal hidroviário, estimulando o transporte e turismo fluvial e ainda salientou os investimentos do Governo do Estado para limpeza do rio e ampliação das hidrovias.

Os alunos acompanharam com atenção a explanação e fizeram perguntas a respeito do rio Tietê. Cada escola fez uma apresentação sobre a necessidade de preservação do rio, por meio de trabalhos. Os autores dos trabalhos vencedores apresentados no encontro, selecionados pelas unidades escolares, receberão como prêmio uma viagem à Barra Bonita, pela Hidrovia Tietê-Paraná.

Agradecendo ao deputado pela oportunidade concedida aos alunos de explorar o tema com a oportunidade de conhecimento por meio da visitação à exposição, o professor Valter Vaz falou das manifestações artísticas apresentadas pelos alunos da escola Prof.º José Sérgio Pereira. “Nossos alunos trouxeram por meio de pinturas e poesias o seu sonho para o rio Tietê”, citou.

Os estudantes da  Escola Eliza Oliveira também manifestaram sua satisfação em participar da excursão. “Vou atuar fortemente em defesa do rio Tietê”, disse a jovem Thifanny Aparecida, 12 anos. “Tudo o que eu aprendi servirá para o meu futuro”, afirmou Juliana Ribeiro, 12 anos.  

Exposição

A exposição Tietê nas Escolas, que acontece de 22 à 30/09, foi montada na Alesp por conta das comemorações da Semana de Preservação do Rio Tietê, celebrada na semana do dia 22 de setembro, instituída pela lei 11.273/2002, de autoria do deputado Caramez.

Promovida pela FPH, a Jornada Comemorativa à Semana do Rio Tietê receberá ao longo da semana, mais de 900 alunos em visita à exposição, coordenada pelo Departamento Hidroviário.

A exposição Tietê nas Escolas é composta por painéis fotográficos da nascente do Rio Tietê, de terminais de carga e de passageiros (turismo), de aproveitamentos múltiplos das águas para o lazer, piscicultura, transporte e geração de energia elétrica.

Também apresenta amostras de águas coletadas em diversos pontos ao longo do Rio Tietê; maquetes que mostram todo o potencial da Hidrovia Tietê; modelos reduzidos de sinalização náutica e de embarcações, com exemplos de cargas transportadas pela hidrovia, entre outros.

Concurso

Os alunos das escolas que visitarão a exposição na Assembleia Legislativa de São Paulo estão participando de um concurso onde cada estudante apresentará um trabalho (qualquer manifestação artística) com o tema “A preservação do rio Tietê”.

Os participantes que se destacarem na elaboração desse trabalho (cerca de 80 estudantes) a serem escolhidos pela própria escola irão fazer um passeio pela hidrovia, na cidade de Barra Bonita. Participam das atividades da Semana de Preservação do Rio Tietê estudantes das cidades de Barueri, Itapevi, Jandira e Pirapora do Bom Jesus.

Caramez com alunos do Pq. Miraflores
Deputado entrega cartilha sobre rio Tietê a estudante
Alunos apresentam trabalhos sobre o rio Tietê
Caramez com educadores da escola Prof. José Sérgio Pereira
e com educadores da Escola Eliza Ribeiro
Caramez com alunos da escola Eliza
Com outra turma da escola Eliza
Com alunos da escola Prof. Sérgio
Com mais um grupo de alunos da escola Prof. Sérgio

Texto: Assessoria de Imprensa- Fotos: A. C. Paraíba

Um comentário em “Mais de cem estudantes do Suburbano e Miraflores visitam exposição do rio Tietê

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.