Programa da ALTV debate o tema “carbono neutro”

O deputado João Caramez (PSDB) participou na segunda-feira, 5/3, do programa AL Debates, da ALTV, que discutiu o tema “carbono neutro. Também participaram do programa Adauto Basílio, da SOS Mata Atlântica, Carlos Delpupo, da Key Associados, e Paulo Braga, diretor científico da Max Ambiental.
Caramez é o autor de projeto de resolução que propõe a criação do Programa Carbono Neutro no âmbito da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, para a neutralização total ou parcial das emissões de carbono decorrentes das atividades desenvolvidas na Alesp. A iniciativa é inédita no país.
Durante o debate, os convidados alertaram sobre a necessidade da implantação de medidas urgentes para a neutralização do carbono, o grande vilão do desequilíbrio atmosférico, causador do efeito estufa.
“Precisamos do envolvimento de todos, sem exceção. E nada melhor para conseguirmos isso do que dando o exemplo”, explicou o deputado, que pretende promover no mês de Abril um encontro na Assembléia Paulista entre todos os representantes do Poder Legislativo do Estado, com o objetivo de estimular a participação dos municípios no programa.
O projeto prevê que, no prazo de seis meses, contados a partir da publicação da resolução, deverá ser realizado e concluído o inventário de emissões de dióxido de carbono geradas por cada setor da Casa, como gabinetes, plenários e departamentos administrativos. Será criada uma comissão especial, de caráter permanente e composta por nove membros, para a implantação e o acompanhamento da medida.
Técnicos e representantes de instituições públicas e privadas envolvidas com a preservação ambiental deverão auxiliar a comissão. Caberá à Mesa Diretora da Assembléia viabilizar formas de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, especialmente quando da aquisição de novos veículos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.