São Paulo ganha frente parlamentar de apoio à mineração

Acaba de nascer em São Paulo a Frente Parlamentar de Apoio à Mineração. Será oficialmente lançada no próximo dia 8 de novembro, quarta-feira, às 17h, no Auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa.  A iniciativa é do deputado estadual João Caramez (PSDB) e foi anunciada no dia 7 de junho passado, durante o I Encontro sobre Mineração no Estado de São Paulo.

 “A Frente de Apoio à Mineração é resultado de diversos acontecimentos que foram nos convencendo da importância de empunharmos a bandeira em defesa desse setor, que gera empregos e dinamiza a economia municipal”, afirma Caramez. Ele observa que apesar dos benefícios econômicos da mineração, a exploração no Estado é ainda inferior à da média registrada por países desenvolvidos. “Tal fato se deve em grande parte à visão distorcida herdada do passado, que a considera danosa ao meio-ambiente e incompatível com o desenvolvimento sustentável”, explica.

O objetivo da FPAM é promover o desenvolvimento estratégico da mineração de forma a garantir o suprimento seguro e contínuo dos recursos minerais para a população.

Já aderiram à Frente Parlamentar de Apoio à Mineração, 22 deputados estaduais de diversos partidos. Várias entidades representativas de alguns segmentos do setor também já se dispuseram a participar da frente. Entre elas vale destacar vários sindicatos, como da indústria de pedras (Sindipedras), de extração de areia (Sindareia), de Mármores e Granitos (Simagran), de Calcáreo e Derivados para Uso Agrícola (Sindical) além da  Associação Nacional de Entidades Produtoras de Agregados da Construção Civil (Anepac) da  Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (Anfacer) e do  Instituto Brasileiro de Mineração(IBRAM), entre outros.

Todos devem participar do evento de lançamento da FPM, para o qual também foram convidados representantes de órgãos públicos federais e estaduais e os prefeitos municipais, já que a grande maioria dos municípios desenvolve, pelo menos, uma atividade extrativa mineral.

“Na frente, vamos propor estudos e debates, incentivando a participação de todos os agentes envolvidos, de forma a identificar os problemas e sugerir providências que viabilizem a adoção de uma política para o setor. A nossa luta será em favor do aumento da produção de minérios de forma sustentável, estimulando essa importante força econômica do nosso Estado”, conclui Caramez.

Ficha:
Lançamento Frente Parlamentar de Apoio à Mineração
Data: 8 de novembro
Horário: 17h
Local: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
Auditório Teotônio Vilela
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – 1º andar
Ibirapuera – São Paulo/SP

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.