Secretário Edson Aparecido participa de reunião da Frente da Mineração

A convite do deputado estadual João Caramez, o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, participou, quarta-feira, 13/04, de reunião da Frente Parlamentar da Mineração, no Plenário Tiradentes, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Na ocasião, foram apresentadas as preocupações do setor ao secretário que acompanhou a explanação, falou das ações do Estado destinadas as macrorregiões paulistas e sugeriu a integração da FPAM com outras secretarias estaduais para o fortalecimento do trabalho em prol do setor.

“Nosso papel é colaborar para desatar esses nós que foram colocados”, citou Edson Aparecido sugerindo o convite aos secretários estaduais Bruno Covas (Meio Ambiente), Guilherme Afif Domingues (Desenvolvimento Econômico), José Anibal (Energia) e Saulo de Castro Abreu (Logística e Transportes) para que participem de reunião da Frente. Ao destacar o trabalho do governador Geraldo Alckmin com a criação da Câmara de Desenvolvimento Metropolitano, o secretário reforçou também a importância da integração da FPAM com a Emplasa.

“O secretário assumiu a posição de interlocutor com as diversas secretarias de Estado. Era isto que queríamos para que o setor de mineração fosse ouvido e pudesse ser parceiro neste momento extremamente positivo de expansão econômica”, afirmou Caramez, coordenador da FPAM. O parlamentar também enfatizou a necessidade da inclusão do tema mineração nos comitês de projetos específicos que serão constituídos no âmbito da Câmara de Desenvolvimento Metropolitano. 

Na reunião, o deputado e demais membros relataram a Edson Aparecido o trabalho desenvolvido ao longo dos quatro anos de atuação da Frente, enfocando as preocupações quanto as questões que afetam o setor da mineração nas regiões metropolitanas.

Caramez ressaltou também a necessidade da criação de um órgão específico em virtude da importância da mineração. “Queremos um órgão específico para a mineração, pois o setor tem particularidades que precisam de atenção especial”, disse.

Já o presidente executivo da Associação Nacional de Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (Anepac), Fernando Valverde, abordou o ordenamento territorial, com destaque para o comprometimento da extração mineral em função das restrições ambientais e das legislações municipais de uso e ocupação do solo.

Participaram da reunião os deputados estaduais Ulysses Tassinari e Samuel Moreira, o representante da Associação Paulista dos Engenheiros de Minas, Airton Sintoni, o presidente do Sindicato das Indústrias de Extração de Areia do Estado de São Paulo (Sindareia), Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio, representantes do IPT, Fiesp e de entidades do setor minerário.

Edson Aparecido e João Caramez durante reunião da FPAM
Reunião da Frente com o secretário Edson Aparecido

Fotos: A. C. Paraíba

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.