Por iniciativa do deputado João Caramez, aprovada pela presidência da Casa, a Assembléia Legislativa realizou na segunda-feira (12) sessão solene em homenagem ao aniversário da Soka Gakkai Internacional – BSGI, organização com representações em 190 países e territórios ao redor do mundo e cujo objetivo é promover a paz, a educação e o respeito humano.
Falando para plenário e galeria lotados, Caramez afirmou que tem grande respeito pelo trabalho desenvolvido pela BSGI e pelos esforços que realiza em prol do entendimento entre os povos:
“Em tempos de tanta violência, em que os valores vão se perdendo, a BSGI nos leva a uma profunda reflexão, a de que não existem inimigos, apenas adversidades que devem ser superadas”.
Caramez lembrou que essa admiração o levou à iniciativa de homenagear a Sokka Gakkai dando o nome de seu primeiro presidente, Tsunessaburo Makiguti à rodovia que liga a Castello Branco ao Centro Campestre da BSGI, em Itapevi, e denominando Jossei Todo, que foi o segundo presidente da organização, o viaduto entre aquela rodovia e a Castello.
O vice-presidente da BSGI, Antonio Nakamura – representando o presidente Eduardo Taguchi, que está no Japão – agradeceu as palavras do deputado Caramez e sua iniciativa de realizar a sessão solene.
A solenidade teve ainda apresentação do Coral Sinfônico da Associação. No encerramento, Caramez declarou:
“Vamos fazer todo o possível para trazer ao Brasil o presidente Ikeda no ano em que comemoramos os 100 anos da imigração japonesa no país.”
A notícia foi recebida com grande entusiasmo pelo público, que aplaudiu de pé.
o deputado João Caramez discursa durante evento
(esq. para dir.) dirigentes da BSGI e o deputado João Caramez